BUSCAR
BUSCAR
Exatus/Agora RN

Carlos, Paulinho Freire e Irapoã crescem de uma pesquisa a outra; BG e candidato de Álvaro caem

Números divulgados nesta quarta-feira 19 mostram evolução dos pré-candidatos na disputa pela prefeitura da capital
Redação
19/04/2023 | 07:34

Faltando aproximadamente um ano e meio para as eleições municipais de 2024, a pesquisa EXATUS/AGORA RN divulgou nesta quarta-feira 19 as intenções de voto dos natalenses para a Prefeitura do Natal. Na pesquisa estimulada, ou seja, quando são apresentados nomes de possíveis candidatos, Carlos Eduardo (PDT), Irapoã Nóbrega e Paulinho Freire (União Brasil) apresentaram crescimento, enquanto o comunicador Bruno Giovanni e o candidato de Álvaro Dias caíram em comparação com a pesquisa divulgada pelo AGORA RN no final de janeiro passado.

Crescimento acentuado foi notado com relação ao ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. O presidente do PDT no RN pontuava 17,18% na pesquisa de janeiro, enquanto na atual contabiliza 23,19%, um aumento aproximado de 6%.

testes uRio Grande do Norteas 930x524 1
Eleitores vão às urnas para escolher novo prefeito em outubro de 2024. Foto: Reprodução

Cotado para receber o apoio do prefeito Álvaro Dias, o deputado federal Paulinho Freire também cresceu na pesquisa atual. Na amostragem estimulada de janeiro ele tinha 2,82%, enquanto na mais recente aparece com 3,71% das intenções de voto.

O atual secretário de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), Irapoã Nóbrega, que também poderá receber o apoio de Álvaro Dias no pleito do ano que vem, saltou de 0,19% em janeiro para 1,05% na pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

A pré-candidata do PT, Natália Bonavides, também conseguiu um aumento percentual no comparativo. Enquanto em janeiro ela tinha 6,12% das intenções de voto, na pesquisa atual ela alcançou 9,22%.

A deputada estadual Eudiane Macedo (PV) – que faz parte da federação PT/PV/PCdoB – saltou de 0,49% para 2,57%. É importante lembrar que, como fazem parte de uma federação partidária, somente uma das duas (Natália ou Eudiane) será escolhida candidata a prefeita em 2024 pelo grupo formado pelos três partidos aliados.

Já o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB) caiu de 5,24% na estimulada de janeiro para 2,66% na mais recente. O “candidato de Álvaro Dias”, que ainda não foi definido pelo mandatário, sofreu queda na comparação entre as pesquisas. Enquanto no começo do ano o nome ainda indefinido tinha 22,82%, na pesquisa atual o percentual foi de 17,11%.

O pré-candidato a prefeito Bruno Giovanni, o BG, também apresentou queda na comparação. O comunicador caiu de 1,26% em janeiro para 0,95% em abril.

A pesquisa EXATUS/AGORA RN divulgada nesta quarta-feira 19 foi realizada entre os dias 14 e 15 de abril de 2023, com 1.052 entrevistados. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.