A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM/UFRN) promove, nos dias 13 e 14 de setembro, sob organização do setor de Informação e Referência, o evento Conhecendo os produtos e serviços da BCZM, com o objetivo de divulgar os serviços e produtos ofertados pela biblioteca. Limitada a 40 vagas para público interno e externo à UFRN interessado em conhecer mais sobre o funcionamento da Biblioteca Central, a atividade recebe inscrições até o dia do evento.
Realizado presencialmente no miniauditório da BCZM, o evento terá minicursos ministrados por servidores da biblioteca, cada um com cerca de uma hora de duração. O primeiro será na terça-feira, 13, às 15h, enquanto os seguintes estão previstos para a quarta-feira, 14, às 9h e 19h. A organização informa que o conteúdo apresentado em todos os minicursos é o mesmo, mudando apenas o horário.

Os participantes serão apresentados às regras da BCZM, ficarão sabendo sobre cadastro para o acesso aos serviços da biblioteca, instruções para a utilização do acervo e funcionamento de empréstimo, renovação e devolução de livros e outros materiais. Também serão oferecidos treinamentos para o uso do Portal de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Além disso, os inscritos irão conhecer o serviço de orientação à normalização e pesquisa e outras fontes, como o Repositório Institucional da UFRN.
Segundo Kalline Bezerra, coordenadora da ação, a intenção é ofertar esse projeto todo início de semestre, mobilizando a participação de alunos de graduação e pós-graduação, servidores da Universidade, além da comunidade externa em geral. “A proposta é somar à visita programada, que já existe na Biblioteca, mas, dessa vez, dando oportunidade ao aluno de tomar a iniciativa e conhecer mais os nossos serviços”, completa.