BUSCAR
BUSCAR
Crítica

Subtenente Eliabe critica uso de policiais para outras funções

Deputado estadual sugere que órgãos como Governadoria, Assembleia, MP e TJ só requisitem agentes da reserva
Adja Brito
12/05/2022 | 08:18

O deputado estadual Subtenente Eliabe Marques (Solidariedade) criticou o governo do Estado por requisitar policiais militares para trabalharem na Governadoria, desfalcando batalhões pelo Rio Grande do Norte afora. Subtenente Eliabe afirmou que o 4º Batalhão da Polícia Militar, que cobre a populosa região da Zona Norte, com cerca de 350 mil habitantes, tem apenas 240 policiais, enquanto só na Governadoria há, segundo ele, 100 agentes de segurança com desvio de função. As declarações foram para o programa “12 em Ponto”, da 98 FM.

“O desvio de função nas corporações, seja Polícia Militar ou Polícia Civil, traz transtornos enormes à população. Quero até trazer um dado. Sabe onde tem mais policial cedido com desvio de função? Na Governadoria. O Gabinete Civil talvez tenha, proporcionalmente, mais policiais do que determinados batalhões. Por exemplo, o da Zona Norte. Com 353 mil habitantes, tem 240 policiais. Na Governadoria, tem mais de 100 policiais com desvio de função”, afirmou o deputado.

Subtenente e vice-presidente da ACS-PM/RN, Eliabe Marques comenta sobre pesquisa da transparência na segurança. Foto: João Gilberto/ALRN
Eliabe: “Se quer ter policiais preparados, convoque o pessoal da reserva”. Foto: ALRN

O parlamentar sugeriu que órgãos como Governadoria, Assembleia Legislativa e Ministério Público só requisitem policiais que já estejam na reserva remunerada.

O comando da Polícia Militar e a Secretaria Estadual de Segurana Pública (Sesed) informaram que o atual governo reduziu em 36% o número de policiais militares cedidos a outros órgãos. Em janeiro de 2019, 950 praças e oficiais se encontravam à disposição dos órgãos. Desse total, 340 foram devolvidos ao trabalho ostensivo, restando atualmente 610 cedidos a outras repartições públicas. O Gabinete Civil, no início da gestão, contava com aproximadamente 130 policiais militares cedidos, mas atualmente são apenas 97.