BUSCAR
BUSCAR
Impacto

Críticas de Bolsonaro à China afetam envio de matéria-prima de vacinas contra o coronavírus ao Brasil, diz Doria

Há expectativa de redução da quantidade de matéria-prima a ser enviada ao Brasil na próxima semana
O Globo
06/05/2021 | 14:39

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmaram nesta quinta-feira (6) que as críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro à China atrasam o envio de insumos do país asiático para a produção de vacinas contra o coronavírus no Brasil.

Segundo o presidente do Instituto Butantan, há uma perspectiva da redução da quantidade de insumos a serem enviados de 6 mil litros para 2 mil litros, o que, segundo ele, não tem justificativa técnica. As declarações foram dadas após o envio, pelo Butantan, de um lote de 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde.

Críticas de bolsonarà china afetam envio de matéria-prima de vacinas contra o coronavírus ao brasil, diz doria
Declarações de Bolsonaro contra governo da China atrapalham a produção de vacinas, de acordo com Doria - Foto: Fabiano Rocha/ Agência O Globo

– Quero registrar aqui a nossa preocupação com as sucessivas manifestações que o governo federal vem fazendo contrariamente ao governo da China e à China, que é neste momento único único fornecedor de insumos para a vacina do Butantan, como é também fornecedor de insumos para a vacina da AstraZeneca – disse Doria. – Essas declarações em nada contribuem para a evolução e a normalidade da entrega de IFAs (insumos para a produção dos imunizantes) .

Bolsonaro insinuou na quarta-feira (5) que a China pode ser criada o novo coronavírus em laboratório como parte de uma “guerra química”. A afirmação contraria a Organização Mundial de Saúde (OMS), que afirmou que o vírus teve provavelmente origem animal.

Segundo Dimas Covas, as bravatas do presidente têm impacto direto na redução da quantidade de insumos recebidos pelo Brasil.

– Neste momento, impedido em embarque da matéria-prima estão em curso na China para embarque de 6 a 8 mil litros (de IFA) , e existe uma sinalização da redução desse volume. A data prevista de liberação era dia 10, agora já foi para o dia 13. O volume inicial era de 6 mil litros e agora existe uma expectativa de 2 mil litros. Não são mudanças da produção de Sinovac, são determinadas pelas autorizaçoes, no fundo é uma consequência da falta de alinhamento do governo federal – saliente Covas.

Dimas Covas afirmou que o Butantan tem insumos para fazer a entrega de 3 milhões de doses da Coronavac na próxima semana e mais 2 milhões na semana seguinte.

– Nós já tivemos um grande problema no começo do ano (com o envio do IFA) e estamos enfrentando de novo esse problema. Embora a embaixada da China no Brasil diga que não há esse tipo de problema (político) , a nossa sensação de quem está na ponta, é que existe dificuldade (na liberação dos insumos) . A burocracia está sendo mais lenta do que o que seria o habitual – disse Covas.

O governo paulista também sinalizou que recomendou ao Ministério da Saúde que os municípios reservassem unidades da Coronavac para aplicação de segundas doses, orientação que não foi dada pelo governo federal às cidades. Hoje, já há estados que não têm vacinas para a aplicação da segunda dose.

Kátia se diz “anticorrupção” e descarta apoiar Salatiel de Souza:“Vai contra os meus princípios”
Vice-prefeita e pré-candidata pelo União Brasil sugeriu também que comunicador é um “forasteiro”
04/05/2024 às 08:24
Fátima assina ordem de serviço para restauração de rodovias estaduais
Governadora anuncia investimento de R$ 134 milhões para recuperação de 210,5 quilômetros de estradas, parte de um amplo programa financiado pelo PEF
04/05/2024 às 08:14
Vice-líder de Álvaro defende que quem não apoia Paulinho Freire deixe a bancada
Vereador Raniere Barbosa aponta que a questão é de “coerência política”; Hermes Câmara aponta que terá conversa com prefeito sobre a bancada
04/05/2024 às 08:04
Rogério Marinho aciona TCU e PGR contra Lula e ministros
Rogério Marinho aponta que Lula infringiu a legislação eleitoral ao promover o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP)
04/05/2024 às 07:46
Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro
Paulo Pimenta concedeu entrevista à TV Brasil
04/05/2024 às 07:23
Deltan anuncia desistência de pré-candidatura à Prefeitura de Curitiba
Em rede social, deputado federal cassado diz estar trabalhando para fortalecer rede de candidatos do Novo pelo país
03/05/2024 às 19:11
Reajustes prometidos para 2025 só serão dados se houver recuperação do ICMS, afirma Pedro Lopes
Secretário de Administração revela planos para implementação de política salarial no funcionalismo público, aguardando recuperação da arrecadação
03/05/2024 às 07:57
Álvaro Dias confirma apoio a Paulinho Freire e indica Joanna Guerra para vice
Prefeito disse que escolheu deputado porque ele “conhece os caminhos de Brasília” para liberar verba para obras
03/05/2024 às 07:47
Deputados George Soares e Gustavo Carvalho se articulam por vaga no Tribunal de Contas
Vaga será aberta no fim deste mês, com aposentadoria do conselheiro Tarcísio Costa; dois deputados são os principais cotados para o cargo cobiçado
03/05/2024 às 07:23
STF define prazo para contestação de candidato não nomeado em concurso
Tribunal considerou que o candidato aprovado em concurso e não nomeado deve recorrer à Justiça ainda durante a vigência do certame
02/05/2024 às 21:10
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.