BUSCAR
BUSCAR
Exposição

Exposição com mais de 800 equipamentos antigos no IMD é prorrogada até 30 de setembro

Mostra "Tudo Isso Já Foi Futuro" reúne celulares, computadores, televisores e outros aparelhos; campanha de coleta de lixo eletrônico também foi ampliada
Agora RN
17/09/2026 | 22:32

A exposição “Tudo Isso Já Foi Futuro”, que reúne mais de 800 equipamentos eletrônicos e tecnológicos de diferentes épocas, teve a visitação prorrogada até 30 de setembro no Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), em Natal. A entrada é gratuita, e visitantes individuais não precisam realizar agendamento.

Aberta em 8 de setembro, a mostra já recebeu centenas de pessoas. A iniciativa é promovida pelo Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), em parceria com a Natal Reciclagem, e apresenta equipamentos que ajudam a acompanhar as mudanças ocorridas na tecnologia ao longo das últimas décadas.

Jovens observam equipamentos antigos expostos em painel
Exposição “Tudo Isso Já Foi Futuro” reúne mais de 800 equipamentos no IMD/UFRN — Divulgação

Entre os itens estão uma réplica do primeiro telefone celular do mundo, computadores que chegaram ao Brasil na década de 1980, televisores dos anos 1970 e 1980, câmeras fotográficas de diferentes períodos e telefones de mesa com mais de um século de história. A exposição também conta com um rádio dos anos 1950 que funciona a válvula.

Somente a coleção de celulares reúne mais de 700 modelos. A atendente on-line Débora Tawane visitou o espaço durante o horário de almoço com colegas de trabalho e reencontrou aparelhos que fizeram parte de sua rotina. “A gente meio que não lembrava muito das coisas antigas e rever é, realmente, muito legal. Principalmente os telefones. Fiquei bem encantada com o guitarrinha que eu já tive, só que eu lembrava dele bem grande e é bem interessante vê-lo novamente, além das outras coisas também”, contou.

A mostra também tem atraído visitantes de diferentes gerações. O geólogo aposentado André Ferreira, de 66 anos, levou o neto, de sete, para apresentar equipamentos que fizeram parte de seu cotidiano. “Isso aqui era meu mundo. Quantas provas fiz que a professora rodava com o mimeógrafo? Mostrei para eles alguns celulares que tive. As televisões em preto e branco, como mudavam o canal. Não tinha controle remoto; você tinha que levantar lá e trocar. Então, meu objetivo aqui era mostrar para ele como era o passado”, relatou.

Estudantes do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN, Campus Parelhas, também estiveram no IMD. Para José Paulo Gambarra, de 19 anos, observar os componentes internos dos equipamentos permitiu relacionar a visita ao conteúdo estudado em sala. “Como aluno de informática, foi muito legal ver os equipamentos por dentro, coisas que já tínhamos estudado em eletrônica. A televisão de tubo era imensa, então, a gente não tem como projetar isso num quadro de sala de aula. Essa experiência abre sua cabeça, sua perspectiva”, afirmou.

A exposição está instalada no hall do IMD, no Campus Central da UFRN. O espaço pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 12h. A entrada é gratuita. Não é necessário agendamento para visitas individuais, enquanto grupos precisam marcar previamente a visita por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela organização.

Além da exposição, a campanha de coleta de lixo eletrônico realizada no estacionamento do IMD também foi prorrogada até 30 de setembro. Um Ecotrailer instalado no local já recebeu mais de 850 quilos de resíduos eletrônicos. A expectativa da organização é alcançar pelo menos 1,5 tonelada até o encerramento.

O ponto recebe eletroeletrônicos e eletrodomésticos de pequeno e médio porte, desde que possam ser colocados na abertura do coletor. Entre os materiais aceitos estão celulares, computadores, notebooks, tablets, teclados, mouses, carregadores, cabos, fones de ouvido, roteadores, videogames, câmeras, liquidificadores, cafeteiras e ferros de passar.

Ao fim da campanha, o valor agregado dos materiais recolhidos será destinado à Liga Norte Riograndense Contra o Câncer.