BUSCAR
BUSCAR
Educação

[VÍDEO] “Enquanto uns torcem contra, a gente trabalha”, diz Fátima sobre melhora no Ideb

Governadora comemorou resultado histórico da rede estadual, que avançou 25%, mas ainda permanece abaixo da média nacional
Redação
06/08/2026 | 09:33

A governadora Fátima Bezerra (PT) comemorou, em vídeo, o crescimento da rede estadual do Rio Grande do Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e direcionou críticas a setores que, segundo ela, torcem contra o Estado.

“Olha, pense numa professora feliz. É isso, né? Enquanto uns só criticam, torcem contra o Estado, a gente trabalha. E está aí o fruto do nosso trabalho: o melhor resultado do Ideb do Rio Grande do Norte ao longo desses 20 anos”, afirmou. A governadora não mencionou a quem se referia.

GoveRio Grande do Norteadora Fátima Bezerra aparece em vídeo comentando o crescimento da rede estadual de ensino no Ideb
Fátima Bezerra comemorou em vídeo o melhor resultado do Rio Grande do Norte na série histórica do Ideb. Foto: Reprodução/Redes sociais

A nota da rede estadual passou de 3,2 em 2023 para 4,0 em 2025, crescimento de 0,8 ponto e avanço proporcional de 25%. Foi a maior alta percentual registrada entre as unidades da Federação.

Em números absolutos, o Rio Grande do Norte ficou empatado com o Rio Grande do Sul, que avançou de 3,9 para 4,7. Proporcionalmente, porém, o crescimento potiguar superou os 20,5% registrados pelos gaúchos e os 16,7% da Paraíba.

Com o resultado, o Rio Grande do Norte deixou a última colocação nacional e alcançou a maior nota de sua série histórica, iniciada em 2005.

Fátima atribui resultado a investimentos

No vídeo, Fátima associou o crescimento ao planejamento, ao compromisso da gestão e aos investimentos realizados na educação estadual.

“Isso é planejamento, é compromisso. São investimentos fortes que nós temos feito na melhoria da educação”, declarou.

A governadora também parabenizou a secretária estadual de Educação, Socorro Batista, os integrantes da gestão da pasta, diretores escolares, diretorias regionais, professores, funcionários e estudantes.

“Aos nossos estudantes, dizia a eles que perseverem cada vez mais. Vamos avançar cada vez mais na melhoria da educação do Rio Grande do Norte. Uma educação inclusiva, uma educação de qualidade”, disse.

Segundo o Governo do Estado, foram investidos R$ 200 milhões em infraestrutura física, incluindo reformas, ampliações, climatização de escolas e construção de unidades dos Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação. Outros R$ 150 milhões foram destinados à modernização tecnológica.

Resultado ainda está abaixo da média nacional

Apesar do avanço, a nota potiguar permanece abaixo da média das redes estaduais brasileiras, que chegou a 4,3 em 2025.

Os dados permitem dois recortes. Considerando somente o ensino médio regular, o Rio Grande do Norte obteve nota 3,9. O índice chega a 4,0 quando também são incluídos os estudantes do ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica. Esse segundo recorte foi utilizado pelo Governo do Estado.

Em 2023, o Rio Grande do Norte ocupava sozinho a última posição do País, com nota 3,2. Em 2025, passou a dividir o índice de 4,0 com Acre e Rondônia e ficou à frente de outros estados e do Distrito Federal.