Encerram na próxima segunda-feira 27 as inscrições para o concurso público da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). O certame oferece 260 vagas para provimento imediato, além de cadastro de reserva, para os cargos de Policial Penal e Especialista em Assistência Penitenciária.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site do Instituto Avalia, banca organizadora do concurso. A taxa de inscrição é de R$ 130 para todos os cargos.

Provas serão em setembro
As provas objetivas estão marcadas para o dia 13 de setembro e serão aplicadas nas cidades de Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó.
No turno da manhã, farão a prova os candidatos ao cargo de Policial Penal. À tarde, será a vez dos inscritos para Especialista em Assistência Penitenciária.
Distribuição das vagas
O concurso prevê 200 vagas para Policial Penal, distribuídas da seguinte forma:
- 140 para ampla concorrência;
- 20 para pessoas com deficiência (PcD);
- 40 para candidatos autodeclarados negros e pardos.
Já para Especialista em Assistência Penitenciária são oferecidas 60 vagas, divididas entre as seguintes áreas:
- Assistente Social: 20 vagas;
- Psicólogo: 20 vagas;
- Terapeuta Ocupacional: 14 vagas;
- Médico Psiquiatra: 6 vagas.
Todos os cargos exigem formação de nível superior.
Validade do concurso
O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.
Os candidatos devem consultar o edital para verificar o cronograma completo, os requisitos e as demais regras do certame. As inscrições e as informações detalhadas estão disponíveis no site da banca organizadora.