A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira 1º, dois mandados de busca e apreensão contra suspeitos de participar de um esquema de receptação e venda de óleos lubrificantes automotivos desviados no Rio Grande do Norte. As ações ocorreram em Natal e Parnamirim.
Segundo a corporação, o esquema provocou prejuízo superior a R$ 300 mil a empresas do setor. As investigações apuram crimes de estelionato, associação criminosa, receptação qualificada e lavagem de dinheiro.

Os alvos desta fase são um casal e os pais de um dos suspeitos. De acordo com a Polícia Civil, eles seriam responsáveis por receber, armazenar e comercializar os produtos desviados por outro casal, que foi preso preventivamente durante a primeira etapa da Operação Engrenagem Suja, em setembro de 2025.
Ainda conforme as investigações, os suspeitos desta fase contribuíam para a circulação dos produtos desviados e para a obtenção de lucro com a comercialização irregular dos óleos.
O material apreendido durante o cumprimento dos mandados será analisado e poderá auxiliar na identificação de outros envolvidos no esquema, segundo a Polícia Civil.