BUSCAR
BUSCAR
Investigação

PF faz nova operação sobre fraude contábil na Americanas

Polícia Federal cumpre mandados no Rio de Janeiro e em São Paulo para apurar supostas manipulações contábeis e associação criminosa
Por O Correio de Hoje
25/06/2026 | 15:03

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira 25, a segunda fase da Operação Disclosure, que apura um suposto esquema de fraude bilionária nas demonstrações financeiras da Americanas. A ação é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal e inclui o cumprimento de mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens de investigados.

Ao todo, policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão, incluindo buscas pessoais, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. A operação foi autorizada pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, que também determinou o bloqueio de bens e valores dos investigados até o limite de R$ 54 bilhões.

pf

Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam que os alvos tinham conhecimento de supostas irregularidades contábeis praticadas durante vários anos. As suspeitas envolvem operações de risco sacado e contratos de verba de propaganda cooperada (VPC) registrados sem respaldo econômico, o que teria distorcido os resultados financeiros da companhia.

De acordo com os investigadores, há indícios da prática dos crimes de manipulação de mercado e associação criminosa. A nova fase da investigação ocorre poucos meses após a empresa solicitar, em 25 de março, o encerramento de seu processo de recuperação judicial.

As apurações indicam que as supostas fraudes atribuídas à antiga diretoria inflaram artificialmente os resultados financeiros da companhia em R$ 25,3 bilhões, valor correspondente ao lucro fictício acumulado ao longo de vários anos. A empresa, no entanto, nunca informou por quanto tempo as irregularidades teriam ocorrido.