A governadora Fátima Bezerra (PT) nomeou Jerônimo Lahyre de Mello Rosado Neto, conhecido como Lairinho Rosado, para comandar a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Sedec). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira 2 e marca uma nova acomodação política no primeiro escalão do Governo do Rio Grande do Norte após a saída de espaços ligados ao MDB da gestão estadual.
Lahyre assume uma das principais pastas da área econômica do governo. A Sedec é responsável por políticas voltadas à indústria, comércio, serviços, mineração, energia, ciência, tecnologia, inovação e atração de investimentos. A secretaria estava sendo conduzida interinamente pelo secretário-adjunto Hugo Fonseca desde a saída de Alan Silveira, ex-titular da pasta e nome ligado ao grupo do vice-governador Walter Alves (MDB), que rompeu com Fátima e passou a apoiar a pré-candidatura de Allyson Bezerra (União) ao Governo do Estado.

A chegada de Lahyre também amplia o espaço do PSB dentro da administração estadual. Ele é filho da ex-deputada federal Sandra Rosado (PSB) e do ex-deputado federal Laíre Rosado, além de irmão da ex-deputada estadual Larissa Rosado, presidente estadual do PSB. A legenda integra o campo político de apoio à pré-candidatura de Cadu Xavier (PT) ao Governo do Estado e vem sendo citada nas articulações para a composição da chapa majoritária governista em 2026.
Lahyre tem trajetória política e administrativa em Mossoró. Foi vereador por dois mandatos consecutivos, entre 2009 e 2016, e depois assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Mossoró, durante a gestão da então prefeita Rosalba Ciarlini. Na função, atuou em temas como geração de emprego, atração de investimentos, distritos industriais, capacitação profissional e desenvolvimento de projetos ligados ao setor produtivo.
A Sedec passa a ter peso ainda maior no momento em que o Rio Grande do Norte tenta ampliar investimentos em setores considerados relevantes para a economia estadual. A mineração, especialmente a produção de ouro, ganhou destaque recente na pauta de exportações do Estado. A pasta também tem interface direta com o setor de energias renováveis, com a indústria, com a inovação tecnológica e com ações de fortalecimento do ambiente de negócios.
No campo político, a nomeação ocorre em meio à reorganização da base de Fátima depois do rompimento com Walter Alves. O MDB, que ocupava espaços importantes na gestão, deixou de estar alinhado ao projeto governista para 2026. Com isso, o governo passou a redistribuir posições no primeiro escalão entre partidos aliados e grupos que permanecem no palanque de Cadu.
O PSB, comandado no Estado por Larissa Rosado, busca participar da montagem eleitoral da base governista. A sigla tem sido citada nas conversas sobre espaços na chapa majoritária e também trabalha para estruturar nominatas proporcionais. A nomeação de Lahyre para a Sedec fortalece a presença do partido no governo e coloca um integrante da família Rosado em uma área de visibilidade administrativa e econômica.
Com a mudança, Fátima recompõe uma secretaria que estava sem titular definitivo desde fevereiro e dá ao PSB uma posição de primeiro escalão em um momento de definição política. A escolha de Lahyre une a tentativa de reorganização administrativa da Sedec com o movimento de acomodação de aliados na reta de montagem do palanque governista para a eleição estadual de 2026.