BUSCAR
BUSCAR
Esportes

Santos deixa vitória escapar jogando em casa

Peixe abre dois gols de vantagem, mas cede reação argentina no segundo tempo e segue na lanterna do Grupo D
Por O Correio de Hoje
21/05/2026 | 14:20

O Santos deixou escapar uma vitória considerada decisiva na Copa Sul-Americana e ampliou a pressão sobre sua campanha continental ao empatar em 2 a 2 com o San Lorenzo, na noite desta quarta-feira 20, na Vila Belmiro. Depois de abrir dois gols de vantagem ainda no primeiro tempo, a equipe paulista sofreu a reação dos argentinos na etapa final e permaneceu em situação delicada no Grupo D da competição.

Os gols santistas foram marcados por Gabriel Bontempo e Gabigol, enquanto De Ritis e Auzmendi garantiram o empate para o clube argentino. O resultado manteve o Santos na lanterna da chave, com quatro pontos, e eliminou as chances de classificação direta às oitavas de final da Sul-Americana.

Santos SL
Peixe abre 2 a 0 na Vila Belmiro, cede reação do San Lorenzo e amplia pressão por classificação na ‘Sula’ - Foto: raul baretta / santos fc

A equipe comandada por Cuca iniciou a partida em ritmo acelerado. Logo no primeiro minuto, Gabriel Bontempo aproveitou jogada construída por Benjamín Rollheiser, Miguelito e Gabigol para abrir o placar diante da torcida santista.

Mesmo sem grande volume ofensivo ao longo da primeira etapa, o Santos ampliou nos acréscimos. Gabigol cobrou falta da entrada da área, contou com desvio na barreira e marcou o segundo gol do Peixe.

O cenário parecia controlado para os paulistas, mas a postura defensiva adotada após o intervalo abriu espaço para a reação do San Lorenzo. Aos 27 minutos do segundo tempo, De Ritis aproveitou falha defensiva após corte incompleto da zaga santista para diminuir a vantagem.

Com maior presença ofensiva na reta final, os argentinos chegaram ao empate aos 41 minutos, com Auzmendi, aproveitando a queda de intensidade do Santos e o avanço do adversário sobre o campo ofensivo.

O empate ampliou a pressão sobre o clube paulista, que segue sem vitória na competição continental. Agora, o Santos precisará vencer o Deportivo Cuenca na última rodada da fase de grupos e ainda depender de combinação de resultados para avançar aos playoffs da Sul-Americana.

A situação também aumenta o desgaste em torno do elenco e da comissão técnica em meio à temporada irregular do clube. Além da campanha continental instável, o Santos ocupa posição próxima à zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

A partida também teve a ausência de Neymar, que ficou fora por conta de edema na panturrilha direita e acompanhou apenas parte do jogo em um camarote da Vila Belmiro.

Na última rodada da fase de grupos, o Santos receberá o Deportivo Cuenca novamente na Vila Belmiro, enquanto o San Lorenzo enfrentará o Recoleta, em Buenos Aires.