Diante do anúncio por parte do Ministério da Saúde sobre a ampliação da oferta do DIU para as maternidades e Atenção Básica, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Área Técnica de Saúde da Mulher, iniciou um ciclo de capacitações voltadas às oito regiões de saúde do Rio Grande do Norte, no período de abril a julho deste ano.
O objetivo é qualificar o planejamento reprodutivo e garantir uma contracepção segura para as mulheres. Os treinamentos contam com aulas expositivo-dialogadas e práticas, em laboratório e em serviço, ministradas por dois médicos obstetras que foram capacitados pelo Ministério da Saúde para serem multiplicadores na inserção do DIU no estado. A primeira capacitação foi realizada para as 4ª e 5ª regiões de saúde, em Santa Cruz, e a próxima ocorrerá em Mossoró, em 17 e 18 de maio, contemplando as 2ª e 8ª regiões.

O público-alvo são profissionais da Atenção Básica, além de médicos e enfermeiros obstetras das maternidades e universidades parceiras. Além das capacitações, são estratégias dessa ação a identificação de serviços de referência para a realização do procedimento e a divulgação do fluxo de dispensação do DIU, que é feita pela Sesap, por meio da UNICAT.
O DIU de cobre é um método contraceptivo de longa duração e alta eficácia, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Pode ser utilizado em todas as fases da vida, incluindo adolescentes que nunca tiveram filhos, assim como no pós parto e pós aborto. O contraceptivo é de fácil inserção e baixo índice de complicações.