BUSCAR
BUSCAR
Esportes
Vito Macedo: o fenômeno potiguar na categoria BMX
Vitor, que tem apenas 4 anos, já coleciona títulos no Bicicross (BMX)
Tribuna do Norte
10/12/2023 | 11:07

Talento, foco e espírito de competição. Essas são três virtudes necessárias a qualquer atleta de ponta e que sobram nas veias do garoto Vito Macedo. Um menino prodígio potiguar que, com apenas 4 anos, já coleciona títulos no Bicicross (BMX).

A intimidade da criança com o esporte que o professor é vice – presidente do Clube Natalense de Bicicross (CNBX), de Ponta Negra, Fernando Mendonça costuma brincar dizendo que as valências apresentadas por Vito Macedo já chegaram com o garoto de “fábrica”.

“Ele é uma promessa para o Bicicross devido ao seu talento, Vito já treina para a sua próxima categoria, ele ainda é da pre-bike que é até 4 anos, mas desde de junho, mais ou menos, desse ano, ele vem treinando para a categoria 5, 6 anos que irá entrar a partir de janeiro de 2024. Vito já compete nela e já vem treinando na nova categoria, ou seja, ele está acima da categoria que corre hoje, com isso, ele tem arrastado vários títulos.

Por onde passa, todos sabem que o garoto é uma promessa para o Bicicross e vamos fazer o possível para tornar isso realidade. Nos campeonatos fora, já vem atraindo bastante olhares. Todo mundo tá vendo que ele é diferente, ele tá muito acima da categoria dele”, destacou.

O único fato que o treinador do garoto prodígio potiguar tem a lamentar na atual temporada é que Vito Macedo não disputou o Campeonato Brasileiro. “Infelizmente, esse ano ele não correu o campeonato brasileiro, eu tenho certeza que Vito seria um campeão brasileiro. Agora vamos focar para que em 2024, ele seja campeão brasileiro da categoria de 5 e 6 anos. Vamos trabalhar bastante nisso”, disse.

Acompanhar a vida atlética do garoto não é uma tarefa fácil para o pai Enrico Macedo, que também se também se mostra surpreso com a afinidade de Vito com o mundo das duas rodas, pois ninguém da família antes havia demonstrado tamanha aptidão com a bicicleta.

“A ligação dele com a bicicleta começou antes mesmo de falar. Durante a pandemia, em casa olhando pela janela ele começou a falar cacá, e só depois de algum tempo percebemos que era quando passava um ciclista pela rua. Daí ele ganhou um triciclo bem pequeno e tudo começou. Hoje Vito compete interestadualmente e tem se destacado ganhando praticamente todas as competições que participou. Apenas na prova de estreia, ele foi campeão, porque chegamos atrasados e ele deixou de correr uma bateria”, destacou Enrico.

O garoto está fechando um ano considerado acima das expectativas comemorando as seguintes conquistas: Campeão da Copa Brasil, do Norte Nordeste e campeão estadual pela Federação Norte-rio-grandense de Ciclismo (FNC). A última prova da temporada está prevista para ocorrer no próximo dia 16, marcada para pista de Bicicross do conjunto Ponta Negra, onde será realizada a Copa Natal, a partir das 18 horas.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.