Neste domingo, mais de 4,3 milhões de candidatos iniciaram a edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país. O tema da redação deste ano é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Além da redação, os estudantes enfrentam hoje 90 questões, sendo 45 de Linguagens e 45 de Ciências Humanas. A segunda etapa do exame, que acontece no próximo domingo, dia 10, terá provas de Matemática e Ciências da Natureza.
O Enem é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, permitindo que estudantes disputem vagas em universidades públicas e privadas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou mais de 10 mil locais de aplicação espalhados pelo país.
O exame deste ano segue a linha de temas sociais e culturais, já explorada em edições anteriores. Em 2023, o tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” e em 2022 abordou “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
Prova aborda temas como Rita Lee e ‘Game of Thrones’
O primeiro dia de provas do Enem trouxe uma diversidade de temas que vão da cultura popular, com referências a Rita Lee e Racionais MCs, até questões mais amplas sobre solidariedade, como a resposta à enchente no Rio Grande do Sul em abril. Com 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e a redação, o exame explorou uma ampla gama de conhecimentos e sensibilidades, incluindo aspectos da cultura afro-brasileira e africana.
A redação teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” e foi acompanhada de seis textos motivadores, que incluíam desde um provérbio africano até um trecho de samba-enredo da Mangueira, além de uma foto de alunos do Rio de Janeiro observando um grafite de Zumbi dos Palmares. O tema e os textos abordaram a importância de superar estereótipos e reconhecer o impacto da cultura negra na sociedade brasileira.
Entre os principais tópicos presentes na prova, destacaram-se:
- Uma crítica sobre a série “Game of Thrones”;
- Trecho do livro “A Culpa é das Estrelas”, de John Green;
- O impacto de novelas brasileiras como “A Escrava Isaura” e “Roque Santeiro” em países como Rússia e Angola nos anos 1980;
- Questões sobre o Movimento Black Lives Matter e a cultura africana;
- Letra da música “Holy War”, de Alicia Keys;
- Referência ao rompimento da barragem de Fundão;
- Chegada da pílula anticoncepcional ao Brasil nos anos 1960;
- Dificuldades de integração de refugiados na sociedade;
- Festividades tradicionais como o Círio de Nazaré e o Festival de Parintins;
- Trechos de autores clássicos brasileiros como Machado de Assis e José de Alencar, além de versos de Caetano Veloso;
- Questões sobre a precariedade menstrual e a situação dos imigrantes nos EUA;
- Impacto dos memes e das fake news na educação infantil;
- Câncer de mama masculino e o surgimento dos podcasts.
Professores que analisaram a prova para o portal g1 destacaram o peso dado à cultura e à história afro-brasileira e africana, reforçando o papel do Enem na sensibilização para temas sociais e culturais de grande relevância.
Com informações do G1.