BUSCAR
BUSCAR
By Night

Um dos programas de maior audiência da 96 FM ainda deixa muita saudade

Locutor oficial do By Night, Josenildo Cladas relembra curiosidades do programa mais romântico da FM natalense, que marcou época
Wagner Guerra - Editor
09/04/2018 | 09:57

Se você tem 40 anos ou mais, certamente escutou o programa 96 By Night, na rádio Reis Magos FM. Sem dúvida, uma atração que marcou época em Natal, com flashbacks nacionais e internacionais, entre às 22h e 02h, de segunda às sextas-feiras. Com a proposta de levar romantismo e boa música aos ouvintes, o By Night estreou em 1987 e seguiu até 2014 com seu locutor oficial, Josenildo Caldas.

Hoje, aos 65 anos, Josenildo está aposentado e não pretende mais voltar ao rádio. Prefere cuidar de seu sítio, em São José do Mipibu, na Grande Natal. Dono de uma voz marcante, de timbre grave, ele ficou famoso pelas frases irreverentes que falava, quase sussurrando, entre uma música e outra. Apesar das boas lembranças, admite não ter mais o pique de antes para enfrentar uma jornada de trabalho pela ‘madruga’ – como costumava falar no programa.

Josenildo Caldas 34

Josenildo Caldas 20

E se não é de hoje que o rádio desperta o imaginário popular por meio do apelo emocional das palavras, imagine com o locutor estimulando emoções ao declarar: “Um By Night pra você que está na idade da loba… Que sabe dar amor a quem merece… Que é uma mulher assumida e pretende encontrar o homem da sua vida”. Deu certo! Com isso, Josenildo conquistou inúmeros fãs durante anos.

Evangélico de berço, ele lembra com certa discrição o assédio das mulheres. Muitas compareciam à rádio, no horário do programa, simplesmente para pegar um autógrafo, fazer fotos ou até mesmo dar uma ‘cantada’ ousada. “Sempre tratei os ouvintes com muito respeito e educação. Sou filho de um pastor presbiteriano e tenho minhas reservas morais, sempre preservando os bons costumes e os princípios cristãos”, observou.

Josenildo Caldas 23

Diante da própria natureza do rádio, muita gente reconhece Josenildo Caldas nas ruas simplesmente pela voz – barítono. “Uma vez estava numa padaria e, ao conversar na fila do caixa, um rapaz perguntou se eu era profissional de rádio. Ao concordar, ele novamente questionou se eu era o cara do ‘By Night’. Engraçado que, ultimamente, tenho encontrado muitos colegas que afirmam sentir falta do programa, perguntam porque acabou. De fato, o By Night era um sucesso. Natal toda escutava. Era ouvinte no trabalho, tentando dormir, namorando no carro, no motel…”.

Ao ser questionado sobre o motivo do fim do programa, Josenildo foi rápido: “Porque eu saí, sou insubstituível (risos)”. Para ele, os proprietários de rádio em Natal precisam valorizar mais a noite e apostar em uma programação mais romântica. “Nada de forró, de brega ou funk. A turma quer ouvir algo mais suave, reviver sonhos, apostar na emoção. Na madruga, costumo dizer que os gatos são mais pardos. É muita magia, muita viagem”.

Josenildo Caldas 18

Com 39 anos de rádio, o veterano Josenildo começou na profissão em 1972, na FM Correio da Paraíba, em João Pessoa. Depois que sua família se mudou para Natal, ele foi integrar o time de radialista da rádio Poti, sempre noticiando boletins jornalísticos (Galo Informa) a cada hora. Depois disso, veio o convite para trabalhar no mesmo ofício na 96 FM. Após cinco anos, surgiu a oportunidade de ser disc-jóquei em algum programa na rádio. Ele, então, escolheu trabalhar à noite, mesmo contrariando os colegas. “Muitos falavam que não daria certo comandar um programa noturno, que o natalense não tinha o costume de ouvir rádio nesse horário. Grande erro. Prova disso foi o sucesso do By Night, criado pelo fundador da 96 FM, Seu Sinedino”, comemorou.

Locais de provas do CNU são divulgados; saiba como ver o seu
Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Público Nacional Unificado CNU) deve ser acessado no site do certame e impresso pelos candidatos
25/04/2024 às 16:05
Governo do RN integra programas de enfrentamento às drogas
Acordo de cooperação, assinado pela governadora Fátima Bezerra, apoia ações intersetoriais e participação social
25/04/2024 às 15:51
Suspeito de matar Fabiana Veras queria informações sobre ex-namorada, diz Polícia
Busca de informações sobre ex-namorada é a principal linha de investigação da Polícia Civil no caso do assassinato da psicóloga Fabiana Veras
25/04/2024 às 15:38
Homem preso por matar psicóloga em Assu passará por audiência de custódia
Audiência de custódia será nesta quinta-feira 25. João Batista Carvalho Neto está detido na Cadeia Pública de Caraúbas
25/04/2024 às 15:14
Prefeitura entrega sábado nova Praça Paranaguá durante Participa Natal
Situada nas proximidades da avenida Itapetinga, entre as ruas Maracaju e Cruzeiro do Oeste, a Praça Paranaguá foi passou por reforma e modernização
25/04/2024 às 15:00
Professores da UFRN rejeitam proposta do Governo e mantêm greve por tempo indeterminado
Decisão pela continuidade do movimento foi aprovada por ampla maioria em assembleia extraordinária realizada na quarta-feira 24, com a participação de cerca de 340 docentes.
25/04/2024 às 14:52
Justiça mantém sentença para que Governo do RN reforme escola estadual em Natal
Governo do RN alega que não há dotação orçamentária para fazer a reforma, o que, nesse caso, violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal
25/04/2024 às 14:12
Com ampla maioria de votos, servidores decidem encerrar greve da saúde do RN
Srvidores da saúde do Rio Grande do Norte votaram em Assembleia, nesta quinta-feira 25, pelo fim da greve da categoria, iniciada no dia 3 de abril.
25/04/2024 às 13:40
VÍDEO: Sepultamento da psicóloga Fabiana Veras é marcado por forte comoção
Enterro da psicóloga Fabiana Veras aconteceu na manhã desta quinta 25 no Cemitério Público de Campo Grande
25/04/2024 às 13:18
Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte
Serviço tinha sido suspenso após tentativa de invasão do sistema
25/04/2024 às 12:53
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.