BUSCAR
BUSCAR
Mundo

Trump culpa lideranças democratas após tiroteios em Minnesota

Presidente associa mortes de cidadãos americanos a políticas de imigração e cobra cooperação de governos locais
Redação
26/01/2026 | 06:56

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, responsabilizou lideranças democratas após o segundo tiroteio fatal de um cidadão americano por um agente federal registrado nas últimas semanas. Em uma publicação feita na noite de domingo 25, em suas redes sociais, Trump criticou políticas de imigração do ex-presidente Joe Biden e o que classificou como “liderança fracassada dos democratas”.

Na publicação, Trump relacionou o caso ao aumento da tensão entre seu governo e as administrações de Minnesota e de Minneapolis. Segundo o presidente, políticas adotadas por governos democratas estariam por trás das mortes de Renee Good e Alex Pretti.

Presidente dos EUA, Donald Trump. - Foto: reprodução Instagram
Presidente dos EUA, Donald Trump. - Foto: reprodução Instagram

“Cidades e estados santuários governados por democratas estão se RECUSANDO a cooperar com o ICE e estão, na verdade, incentivando agitadores de esquerda a obstruir ilegalmente suas operações para prender o ‘pior do pior’!”, escreveu Trump.

Na sequência, o presidente afirmou: “Os democratas estão colocando criminosos estrangeiros ilegais acima de cidadãos contribuintes que cumprem a lei, e criaram circunstâncias perigosas para TODOS os envolvidos. Tragicamente, dois cidadãos americanos perderam a vida como resultado deste caos provocado pelos democratas”.

Segundo a CNN Brasil, Trump também fez uma série de cobranças públicas ao governador de Minnesota, Tim Walz, ao prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, e a outros gestores democratas em todo o país. O presidente pediu que eles “cooperarem formalmente com o Governo Trump para fazer cumprir as Leis de nossa Nação, em vez de resistir e alimentar as chamas da Divisão, do Caos e da Violência”.

Entre as exigências apresentadas, Trump citou a entrega às autoridades federais de imigrantes ilegais atualmente encarcerados em prisões e cadeias estaduais, a entrega de imigrantes ilegais detidos por forças policiais locais, a exigência de que polícias locais auxiliem agentes federais na “captura e detenção de estrangeiros ilegais procurados por crimes” e a realização de parcerias com o governo federal para a “remoção rápida de todos os estrangeiros ilegais criminosos” do país.

Ao final da manifestação, Trump também defendeu o encerramento das políticas de cidades santuário adotadas por governos locais comandados por democratas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS