BUSCAR
BUSCAR
Entrevista
Tiago Oliveira quer levar a experiência de líder comunitário para a Câmara
Líder comunitário e representante do bairro de Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal, Tiago Oliveira defende que a atividade política esteja mais presente no dia a dia da população. Candidato do PL à Câmara de Vereadores da capital potiguar, ele tem projetos para a melhoria da infraestrutura urbana e para regularização fundiária e de imóveis na cidade
Redação
12/11/2020 | 05:23

O líder comunitário Tiago Oliveira, representante do bairro de Cidade da Esperança, na Zona Oeste, quer levar a experiência na defesa da região onde mora e as lutas por melhorias no bem-estar social da população para a Câmara Municipal de Natal. Aos 54 anos, ele disputa pelo Partido Liberal (PL) umas das 29 vagas de vereadores na capital potiguar.

“O líder comunitário está à frente de um grupo de pessoas, lutando pelo bem-estar de todos. A responsabilidade e o amor pelo serviço são a base para o trabalho. Uma função que é voluntária, mas que faz a diferença em qualquer comunidade. O salário vem em forma de carinho e agradecimento pelo trabalho desempenhado. O líder comunitário tem amor pelo que faz, trazer benefícios para todos. Assim o líder comunitário ajuda a representar as preocupações e vontades da população perante os poderes. Pois está sempre a par das necessidades reais da comunidade que representa, ouvindo a todos de modo igualitário e sem preconceitos”, detalha. Nesta entrevista ao Agora RN, o Tiago Oliveira fala mais sobre sua atuação.

Confira:

AGORA RN – Quais são os pontos que você acha que pode colaborar com a cidade se for eleito?
TIAGO OLIVEIRA
– Primeiramente é preciso esclarecer que cabe ao vereador legislar, ou seja, aperfeiçoar ou criar leis e fiscalizar o executivo. Estas são as duas principais funções de um vereador. Evidente que o vereador pode ter maior atuação em algumas áreas da cidade ou da administração. Pretendo fazer um mandato participativo, discutindo com todos os cidadãos interessados os projetos de lei que tramitarem no legislativo, de modo a aproximar o cidadão das decisões legislativas. Como morador de Natal há quase 40 anos sou conhecedor de grande parte de seu extenso território, pretendo voltar os olhos para toda cidade e não apenas para alguns bairros, e no âmbito da administração municipal quero exercer forte atuação nas áreas do turismo, da cultura, especialmente da preservação da memória da cidade com a criação de um arquivo municipal; da educação buscando melhoria do ensino e cursos profissionalizantes; na área urbanística e fundiária onde pretendo trabalhar incansavelmente para a regularização dos nossos tantos loteamentos irregulares e na melhoria das leis urbanísticas. Com relação a regularização de imóveis e fundiária eu apresentarei um projeto de lei que visa diminuir a contrapartia ou multa de uma vez o valor venal do metro quadrado irregular do imóvel para 1/3 ou até menos e que os valores arrecadados sejam destinados para a contratação de mais fiscais de obra, de tal modo que possamos evitar a ação de loteamentos e construções irregulares. É preciso regularizar os imóveis e ou loteamentos irregulares na cidade e planejarmos bem os futuros. Enfim, sou um dos pouquíssimos candidatos a vereador que tem propostas tão claras para a cidade de Natal.

AGORA RN – Quais são, na sua opinião, as principais carências de Natal?
TIAGO OLIVEIRA
– Natal não é diferente da maioria das cidades brasileiras que tem na desigualdade social o seu grande problema. O município, em parceria com os governos estadual e federal e seus programas, precisa investir pesado na melhoria da vida dos mais carentes e necessitados, resolvendo assim o nosso maior problema. Em segundo lugar, a falta de infraestrutura básica como água, esgoto e asfalto em grande parte de nossas ruas é sem dúvida outra grande carência que precisamos sanar. Evidentemente temos outras carências como pouco efetivo e poucas instalações da área de segurança; carência habitacional, mas considero a desigualdade social a maior de todas elas.

AGORA RN – Como você encara o atual momento político da cidade?
TIAGO OLIVEIRA
– Vejo com muita positividade. As eleições são extremamente importantes, posto que nivela todos os cidadãos, independentemente de sua condição social e econômica. Cada um de nós, independentemente de nossa condição social, política, econômica, orientação sexual, religiosa e etnia tem um único voto e o direito de escolher o que queremos para nossa cidade nos próximos 4 anos. Todo momento político de eleição é de extrema importância nas cidades, especialmente as eleições municipais.

AGORA RN – Qual o candidato que você apoia para prefeito e por que?
TIAGO OLIVEIRA
– Meu partido desde Fevereiro desse ano o PL, a partir da convenção em Natal sofre intervenção da executiva estadual. um dos membros da diretoria não acatou a decisão do presidente estadual o Deputado Jõao Maia de coligação com o partido do atual prefeito, fezendo com que todos os candidatos a vereadores do PL em Natal sofressem uma derrota principalmente na parte financeira, o PL, hoje, na majoritária compõe o arco de alianças lideradas pelo candidato a prefeito Álvaro Dias e pela advogada Aila Ramalho como vice, Acredito que o grupo político no poder desde 2012 não teve avanços em muitas áreas, principalmente deixando muito a desejar na área do transporte coletivo no qual o trabalhador enfrenta nas primeiras horas da manhã o caos do transporte, onibus velhos e superlotados sem fiscalização pela prefeitura, passagens caras e mal serviço prestado. Por isso, optei em segurar a bandeira do candidato Jean Paul e creio que este grupo formado nesta eleição poderá avançar muito mais, mantendo o que está certo e corrigindo os graves erros cometidos pela atual administração. Acho que a comparação entre os candidatos a prefeito facilita bem a opção em favor do meu candidato a prefeito.

AGORA RN – Como você avalia as outras candidaturas?
TIAGO OLIVEIRA
– Acredito muito no processo democrático como ferramenta eficiente e sempre vejo as outras candidaturas de extrema importância para o processo democrático. Evidente que em certa medida o excesso de candidatos a vereador, cerca de 700, pode parecer prejudicial, mas no cômputo geral acaba sendo positivo, uma vez que a população da cidade tem mais opções de votos e isto sempre é bom, cabendo à população escolher com inteligência não o mais amigo, ou o profissional de diversas áreas que o atende, mas o candidato mais preparado e com melhores propostas para assumir uma cadeira no legislativo municipal e no comando administrativo e político de nossa cidade. A falta de capacidade e comprometimento com a vida pública são os maiores problemas de nossa classe política na atualidade. Minha mensagem é de esperança e de muito desejo de participação. Esperança porque acredito que Natal encontrará suas identidades nos próximos anos, pois acredito não possuir somente uma e que iniciará um processo de crescimento com os olhos voltados à qualidade de vida de seus moradores, passando pela preservação de sua rica memória e à exploração inteligente de sua veia turística quase ignorada hoje, bem como pela diminuição da desigualdade social que é nosso grande desafio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.