BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2020
Fúlvio Saulo defende uma política mais inovadora, humana e inclusiva
Atuando na Câmara Municipal desde 2019, vereador e candidato à reeleição diz acreditar na política como ferramenta de transformação social. Em menos de dois anos de mandato, ele já viu duas propostas de sua autoria virarem leis. Além disso, há outras 40 proposições apresentadas no legislativo municipal. Ao Agora RN, ele projeta novo mandato
Redação
11/11/2020 | 05:27

O vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade) avalia que as discussões sobre o Plano Diretor de Natal marcarão a pauta da Câmara Municipal no início de 2021. Candidato à reeleição, o parlamentar diz que a atualização no reordenamento urbano é necessária para a retomada do desenvolvimento de Natal.

“O Plano Diretor é o maior desafio para o gestor e a Câmara em 2021. Natal está desatualizada no principal instrumento de desenvolvimento do seu crescimento há 13 anos”, avalia ele, que é formado em Gestão Pública e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão pública.

Segundo Fúlvio Saulo, a falta de políticas públicas para a melhoria da infraestrutura afeta o setor turístico, que é o principal segmento da economia da capital potiguar. “No turismo, não temos um investimento que atraia novos negócios para nossa cidade. Diante disso, vejo declínio de Natal”, pondera.

Além do problema da questão do desenvolvimento urbano, o vereador também se mostra preocupado com as ações do atual prefeito Álvaro Dias (PSDB) para as áreas de atenção básica — saúde e educação.

“A única coisa que funciona na atual gestão é o marketing. Esse trabalho consegue passar a imagem que Álvaro é um bom prefeito, sem apresentar uma realização prática em qualquer área da gestão pública municipal”, reclama.

E complementa: “Na saúde, passa meses e até anos para marcar exames. Na educação, as crianças passam por sorteio para saber se poderão estudar”.
Fulvio Saulo também lamenta que a licitação do transporte público da capital siga sem desfecho. A Secretaria Municipal de Administração (Semad) está com a minuta do edital pronta, mas o processo só terá prosseguimento com a melhoria das condições sanitárias em decorrência da pandemia da Covid-19.

A expectativa, de acordo com a secretária Adamires França, é que o certame seja deflagrado somente quando as condições sanitárias se estabilizarem. Dessa forma, o processo pode ficar somente para 2021, quando o eleito entre os 13 candidatos à Prefeitura do Natal será o responsável pelo desenvolvimento das novas regras para o sistema público de transporte da capital potiguar. “No transporte temos uma das passagens mais caras do Brasil e uma das frotas mais antigas”, reforça Fúlvio.

Vereador do Solidariedade avalia que política é ferramenta de transformação

Atuando na Câmara desde 2019, após assumir o cargo deixado pela então vereadora Eudiane Macêdo (Republicanos), que foi eleita deputada estadual, Fúlvio Saulo diz acreditar na política como ferramenta de transformação social.  “Tenho a missão de transformar a vida das pessoas que moram em Natal, através de uma política mais inovadora, humana e inclusiva”, explica ele.

No legislativo municipal, ele defende bandeiras como políticas públicas de defesa da mulher, bem como ações para a proteção dos direitos dos idosos. Também se pauta pela causa de políticas públicas para animais. “Também levanto a bandeira da inclusão social, turismo, esporte e cidadania”, pontua.

Ele é, hoje, presidente da Comissão de Turismo e membro da Comissão de Justiça. Além disso, é integrante da comissão de Covid-19 e atua, ainda, na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Produção na Câmara de Natal

Em pouco mais de um ano e meio na função de vereador pela capital potiguar, Fúlvio Saulo tem duas leis já em vigor. A primeira proíbe que os homens agressores de mulheres julgados e condenados possam assumir cargos públicos no município de Natal.

A lei 7.015/2020 é baseada nos princípios previstos na Lei Maria da Penha, de 2006. Segundo a norma, os concursos públicos com vagas para cargos de livre nomeação e exoneração deverão exigir atestado de antecedentes criminais na lista de documentos obrigatórios.

O outro projeto do vereador que também está em vigor é o da “Sessão Azul” nos cinemas da capital. A lei 7.076/2020 define que as salas de exibição deverão disponibilizar uma sessão especial mensal, com luz especial, som mais baixo, para uma exibição dos filmes de uma forma que atenda às necessidades de pessoas portadoras de TEA (Transtorno do Espectro Autista).

As pessoas com transtorno do espectro autista e seus familiares terão acesso irrestrito à sala de cinema, sendo a eles conferido o direito de entrar e sair, durante a exibição dos filmes, de acordo com a conveniência do autista.
Além destas leis, Fúlvio Saulo também apresentou uma série de medidas para diversas áreas de interesse público e social. “São mais de 40 projetos apresentados em pouco mais de 1 ano e meio de mandato”, discorre.
Ele também apresentou projeto de lei que obriga os petshops, clínicas e hospitais veterinários a informar à delegacia quando houver indícios de maus tratos nos animais atendidos.

Atuação durante a pandemia e o uso de recursos públicos

O mandato do vereador Fúlvio Saulo criou o portal fiscalizze.com. A ferramente permite que a população insira denúncias sobre problemas estruturais ou na prestação de serviços públicos. “Recebemos as informações da comunidade e nosso mandato cobra da secretaria municipal responsável”, detalha.

Durante a pandemia, o parlamentar já destinou R$ 500 mil de emendas para combate à Covid-19 em Natal. Ele também apresentou projetos para a estabelecer procedimentos de prestação de informações a familiares de pessoas internadas em razão da doença. Outra medida defendida por ele é que os planos de saúde não podem suspender atendimento por atraso de pagamento durante a pandemia.

“Em 2021, quero continuar trazendo mais projetos em benefícios para população, e principalmente fiscalizando e cobrando melhorias dos serviços públicos de Natal”, diz.

Perfil

Fúlvio Saulo Mafaldo de Sousa nasceu no bairro da Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal, em 1971 e é servidor público municipal, formado em Gestão Pública e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública. Em 2016, ficou na suplência do seu partido com 1.711 votos.

Em seguida, ele chegou a assumir o mandato como suplente em 2017. Atualmente, é presidente da Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo e membro da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e membro da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Retomou definitivamente o cargo em 2019 com a eleição de Eudiane Macedo para a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. Ao longo dos 30 anos de vida pública, exerceu o cargo de Chefe de Gabinete do Instituto de Previdência de Natal; na Secretaria de Mobilidade Urbana e no gabinete do deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade).

Também foi assessor de Relações Públicas do Gabinete Civil do Estado; secretário Adjunto do Gabinete Civil e secretário adjunto de Planejamento do Município de Natal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]n.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.