Após anos de espera, o Teatro Sandoval Wanderley, localizado no coração do Alecrim, está prestes a voltar a ser um marco cultural da cidade. Sob a gestão do Sesc, que faz parte do Sistema Fecomércio, o teatro terá atividades culturais diárias a partir de 2025, prometendo revitalizar o bairro e aproximar ainda mais a cultura da população.
Segundo Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio RN, o processo de concessão foi concluído após aprovação da Câmara Municipal e dos conselhos locais e nacionais do Sesc. “O processo já foi aprovado pela Câmara Municipal, foi aprovado pelo nosso conselho local do SESC e nacional, já foi sancionado pelo prefeito.
Tem alguns entravezinhos ainda, porque é o final da obra, alguma documentação que está faltando para a gente receber oficialmente. Mas está tudo certo, tudo programado para 2025”, afirmou.
A gestão do Sesc será responsável por oferecer uma programação variada, que incluirá shows, eventos, escolas de música e outras iniciativas culturais. “Nós vamos ter toda a parte cultural do SESC direcionada para lá, com shows, com eventos, com escolas de música, toda a parte cultural que o SESC tem, vai estar lá envolvida nesse teatro, que é um teatro tradicional, 60 anos de existência”, destacou Marcelo Queiroz.
A reabertura do teatro é vista como um marco para o bairro do Alecrim, conhecido por ser um dos principais centros comerciais da cidade. Marcelo acredita que a volta do Sandoval Wanderley ajudará a movimentar a região. “Ficou bacana após a reforma. Ficou muito bem feito, muito bacana, num bairro tão tradicional como é o Alecrim, um bairro comercial, e a gente quer estar perto das empresas, perto dos comerciários. Então foi muito importante para a gente e vamos fazer com que aquele teatro volte a ter vida. Passou aí cerca de 15 anos fechado, se não me engano.”
Além de revitalizar o teatro, a Fecomércio espera impactar positivamente o comércio local. “Tem [impacto], tem sim. Porque é na hora que você leva a cultura para os trabalhadores, você está levando a vida também para essas pessoas. As pessoas precisam também participar da parte cultural. Vamos ter evento já iniciando no finzinho da tarde, que aquele trabalhador está saindo, quer ter uma oportunidade de ver uma bela peça teatral. Tirar o estresse. Então vamos dar uma movimentada assim no bairro do Alecrim”, explicou Marcelo.
Com a reabertura do Teatro Sandoval Wanderley, o Alecrim poderá resgatar sua importância não apenas como um polo comercial, mas também como um espaço de convivência cultural e lazer. A nova gestão promete transformar o espaço em um ponto de encontro para os trabalhadores e moradores da região, promovendo acesso à arte e incentivando o crescimento econômico local.
