A deputada estadual Isolda Dantas (PT) se pronunciou sobre a suspensão temporária dos voos no Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró. A parlamentar explicou que os problemas são relacionados à manutenção das aeronaves de pequeno porte operadas pela Azul Linhas Aéreas, mas ressaltou que medidas estão sendo tomadas para normalizar a situação.
“Primeiro é importante dizer que essas linhas tinham alta ocupação, tanto as operadas pela LATAM, com aeronaves da Gol Pass, como pela Azul. O que aconteceu foram algumas fatalidades. Após aquele acidente no Rio Grande do Sul com uma aeronave da Gol, todas essas aeronaves tiveram que sair de circulação, e eram elas que também operavam aqui em Mossoró“, afirmou.
Segundo Isolda, a Azul comunicou dificuldades técnicas e operacionais. “A própria companhia informou que está enfrentando problemas de manutenção para manter as aeronaves seguras para voar. Porém, apuramos junto à Secretaria de Turismo e ao presidente da Emprotur que essa suspensão é temporária, e a Azul afirmou que os voos retornarão assim que a manutenção das aeronaves for concluída”, explicou.
A deputada também destacou os investimentos em andamento no Aeroporto Dix-Sept Rosado, agora sob responsabilidade da Infraero. “O aeroporto está recebendo entre R$ 40 e R$ 50 milhões em melhorias, incluindo a pista, balizamento, recepção de passageiros, sinalização e o muro. A previsão é que essas obras sejam concluídas até março, permitindo o uso de aeronaves de maior porte”, disse.
Isolda ressaltou o papel do Governo do Estado no incentivo à aviação regional e no desenvolvimento do turismo. “É importante lembrar que as companhias aéreas que operam no Rio Grande do Norte têm um desconto no ICMS, reduzido de 12% para 9%, para estimular voos regionais e internacionais. O Governo está agindo, contribuindo e acompanhando de perto essa situação”, afirmou.
A deputada reforçou seu compromisso com Mossoró e a região, destacando a importância do aeroporto para o desenvolvimento econômico e turístico. “Estamos trabalhando junto com o Governo do Estado, Infraero e as companhias aéreas para que muito em breve os voos voltem à normalidade. A reforma do aeroporto é fundamental para garantir esse retorno e fortalecer nossa aviação regional”, concluiu.
Suspensão. Nesta quinta-feira 9, a secretária de Turismo do RN Solange Portela disse ao AGORA RN que a suspensão dos voos é preocupante. “Essa notícia nos causa impacto, pois o voo apresentava uma boa performance de ocupação. Sabemos que as companhias têm autonomia para alterar suas rotas, mas entendemos que essa decisão foi influenciada por questões de manutenção das aeronaves ATR”, frisou. Ela garantiu que o Governo do Estado está em diálogo para reverter a situação.
Fecomércio e entidades do setor produtivo lamentam
A Fecomércio RN disse receber com surpresa e preocupação a informação da suspensão dos voos operados pela companhia Aérea Azul para a cidade de Mossoró. Para a Fecomércio, tais operações são de extrema importância econômica e social para a cidade, região e, por consequência, para todo o estado.
“Embora reconheçamos que decisões operacionais internas de empresas fazem parte da dinâmica do mercado e da livre iniciativa, é justamente por sabermos de tal importância que a Fecomércio, FCDL, ACIM, Sindilojas Mossoró e CDL Mossoró se colocam plenamente à disposição para ajudar nos entendimentos com os poderes públicos para encontrar soluções que voltem a tornar viável a operação”, diz a nota oficial.
E continua: “Vale ressaltar que o setor privado tem sido parceiro de primeira hora do aeroporto de Mossoró e das companhias que nele operam seja estimulando – de várias maneiras – o aumento da demanda de passageiros, seja com apoios diretos para melhorar a infraestrutura do terminal”.