BUSCAR
BUSCAR
RN

Suspensão de voos em Mossoró preocupa, mas reformas trazem otimismo ao setor

Segundo a deputada Isolda Dantas (PT), aeroporto passa por reformas e deve receber voos de maior porte em breve
Redação
11/01/2025 | 05:32

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) se pronunciou sobre a suspensão temporária dos voos no Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró. A parlamentar explicou que os problemas são relacionados à manutenção das aeronaves de pequeno porte operadas pela Azul Linhas Aéreas, mas ressaltou que medidas estão sendo tomadas para normalizar a situação.

“Primeiro é importante dizer que essas linhas tinham alta ocupação, tanto as operadas pela LATAM, com aeronaves da Gol Pass, como pela Azul. O que aconteceu foram algumas fatalidades. Após aquele acidente no Rio Grande do Sul com uma aeronave da Gol, todas essas aeronaves tiveram que sair de circulação, e eram elas que também operavam aqui em Mossoró“, afirmou.

Segundo Isolda, a Azul comunicou dificuldades técnicas e operacionais. “A própria companhia informou que está enfrentando problemas de manutenção para manter as aeronaves seguras para voar. Porém, apuramos junto à Secretaria de Turismo e ao presidente da Emprotur que essa suspensão é temporária, e a Azul afirmou que os voos retornarão assim que a manutenção das aeronaves for concluída”, explicou.

A deputada também destacou os investimentos em andamento no Aeroporto Dix-Sept Rosado, agora sob responsabilidade da Infraero. “O aeroporto está recebendo entre R$ 40 e R$ 50 milhões em melhorias, incluindo a pista, balizamento, recepção de passageiros, sinalização e o muro. A previsão é que essas obras sejam concluídas até março, permitindo o uso de aeronaves de maior porte”, disse.

Isolda ressaltou o papel do Governo do Estado no incentivo à aviação regional e no desenvolvimento do turismo. “É importante lembrar que as companhias aéreas que operam no Rio Grande do Norte têm um desconto no ICMS, reduzido de 12% para 9%, para estimular voos regionais e internacionais. O Governo está agindo, contribuindo e acompanhando de perto essa situação”, afirmou.

A deputada reforçou seu compromisso com Mossoró e a região, destacando a importância do aeroporto para o desenvolvimento econômico e turístico. “Estamos trabalhando junto com o Governo do Estado, Infraero e as companhias aéreas para que muito em breve os voos voltem à normalidade. A reforma do aeroporto é fundamental para garantir esse retorno e fortalecer nossa aviação regional”, concluiu.

Suspensão. Nesta quinta-feira 9, a secretária de Turismo do RN Solange Portela disse ao AGORA RN que a suspensão dos voos é preocupante. “Essa notícia nos causa impacto, pois o voo apresentava uma boa performance de ocupação. Sabemos que as companhias têm autonomia para alterar suas rotas, mas entendemos que essa decisão foi influenciada por questões de manutenção das aeronaves ATR”, frisou. Ela garantiu que o Governo do Estado está em diálogo para reverter a situação.

Isolda Dantas (PT) disse que a Azul comunicou dificuldades técnicas e operacionais que resultaram na suspensão / Foto: José Aldenir / Agora RN
Isolda Dantas (PT) disse que a Azul comunicou dificuldades técnicas e operacionais que resultaram na suspensão / Foto: José Aldenir / Agora RN

Fecomércio e entidades do setor produtivo lamentam

A Fecomércio RN disse receber com surpresa e preocupação a informação da suspensão dos voos operados pela companhia Aérea Azul para a cidade de Mossoró. Para a Fecomércio, tais operações são de extrema importância econômica e social para a cidade, região e, por consequência, para todo o estado.

“Embora reconheçamos que decisões operacionais internas de empresas fazem parte da dinâmica do mercado e da livre iniciativa, é justamente por sabermos de tal importância que a Fecomércio, FCDL, ACIM, Sindilojas Mossoró e CDL Mossoró se colocam plenamente à disposição para ajudar nos entendimentos com os poderes públicos para encontrar soluções que voltem a tornar viável a operação”, diz a nota oficial.

E continua: “Vale ressaltar que o setor privado tem sido parceiro de primeira hora do aeroporto de Mossoró e das companhias que nele operam seja estimulando – de várias maneiras – o aumento da demanda de passageiros, seja com apoios diretos para melhorar a infraestrutura do terminal”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
UFRN desenvolve projeto de educação musical para adultos e idosos
Objetivo é possibilitar que os participantes explorem a música como forma de expressão e desenvolvimento pessoal
16/01/2025 às 06:49
Negligência de Taveira deixou saúde de Parnamirim à beira do colapso, diz Nilda
Prefeita promete resolver problema; Falta de insumos e medicamentos deixam pacientes à espera
16/01/2025 às 05:49
MPF dá 10 dias para Idema fiscalizar engorda após alagamento nas areias
Pedido ocorre após alagamento causado por falhas na drenagem
16/01/2025 às 05:30
PRF apreende 27 kg de cocaína escondidos em caixa de som durante abordagem na BR-304
Abordagem foi motivada pelo mau estado de conservação de um veículo
15/01/2025 às 17:40
Tarcísio Maia registra 1,3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em três meses
Referência em ortopedia e traumatologia no Oeste potiguar, a unidade atendeu 1.381 vítimas de acidentes
15/01/2025 às 15:22
Carnaval 2025: Prefeitura de Caicó homologa empresa para explorar o Corredor da Folia
Empresa é responsável pela instalação e manutenção de estruturas
15/01/2025 às 15:09
Jornalistas potiguares lançam portal de notícias para divulgar corridas de rua no Estado
Portal busca proporcionar informações precisas e dinâmicas sobre o esporte
15/01/2025 às 14:18
OAB/RN abre inscrições gratuitas para curso sobre planejamento estratégico de carreira
Qualificação faz parte de uma série de cursos direcionados para os profissionais em início de carreira
15/01/2025 às 14:07
Parnamirim é contemplada com 62 tablets do Ministério da Saúde
Equipamentos já se encontram à disposição da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad)
15/01/2025 às 13:41
Motociclista colide com ônibus elétrico durante fase de teste na Grande Natal
Homem foi atingido durante desembarque de passageiros; testes do veículo seguem até fevereiro
15/01/2025 às 12:47