BUSCAR
BUSCAR
Título

Surfista Ítalo Ferreira rejeitou receber título de Cidadão Natalense, diz vereadora

A informação foi revelada nesta segunda-feira 9 pela vereadora Camila Araújo (União), autora da homenagem que foi aprovada em 2021
Redação
09/06/2025 | 16:11

O surfista potiguar Ítalo Ferreira, campeão olímpico em Tóquio-2020, se recusou a receber o título de Cidadão Natalense aprovado pela Câmara Municipal. A informação foi revelada nesta segunda-feira 9 pela vereadora Camila Araújo (União), autora da homenagem que foi aprovada em 2021.

O título de Cidadão Natalense é a principal honraria concedida pela Câmara Municipal. A homenagem reconhece a ligação com Natal e relevantes serviços prestados à cidade por personalidades não nascidas na capital potiguar. Ítalo Ferreira, de 31 anos, é originário de Baía Formosa, no litoral sul potiguar.

Capturar
Surfista Italo Ferreira exibe troféu após ser campeão olímpico em Tóquio-2020 - Foto: José Aldenir / Agora RN / Arquivo

Apesar de a homenagem ter sido rejeitada, a vereadora Camila disse que foi até a casa do surfista e deixou o documento com a mãe do surfista.

“Nós apresentamos, foi aprovado, mas a entrega não aconteceu porque o surfista se negou a receber. Mas é um ato regimental desta Casa. Eu peguei o título e entreguei na residência dele, em Baía Formosa, nas mãos da mãe dele, que estava saindo em um veículo. Pedi para que ela parasse e pudesse entregar o que a Câmara, de forma honrosa e digna, aprovou para um campeão potiguar. Mas a entrega oficial, como deve ser feita, não aconteceu”, declarou Camila.

A fala de Camila Araújo aconteceu durante reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CCJ) da Câmara Municipal nesta segunda-feira. O assunto veio à tona porque o vereador Leo Souza (Republicanos) apresentou um novo projeto para homenagear o surfista.

Um documento produzido por técnicos da Câmara atestava que não havia projeto semelhante na Casa. Mas na reunião da CCJ desta segunda-feira, quando o projeto era debatido, Brisa Bracchi (PT) lembrou que o título já tinha sido aprovado em 2021, e Camila Araújo explicou por que não houve a cerimônia para entrega da honraria.

Então, o presidente da CCJ, Aldo Clemente (PSDB), retirou o projeto de pauta. “A lei foi aprovada. Se a pessoa não quis receber, até por má educação, porque é a maior honraria da Casa… Eu peço atenção especial do setor legislativo. Eu vou tirar ele de mesa”, afirmou o vereador.

O que diz Ítalo Ferreira

Em nota, a assessoria de Ítalo Ferreira negou que ele tenha recusado o título de Cidadão Natalense. Segundo a nota, o atleta nunca se opôs à homenagem e aguarda apenas a definição de uma data para recebê-la oficialmente.

“Ítalo Ferreira recebeu o convite em 2021 de maneira informal, como relata a vereadora, porém estava em viagem seguindo compromissos profissionais. Não houve qualquer recusa por parte do atleta. Muito pelo contrário, Ítalo ficou muito lisonjeado e aguardou o contato nos últimos anos para conciliar as datas possíveis para receber o título”, diz a assessoria.

Ainda segundo o comunicado, “em maio de 2025, o vereador Léo Souza (Republicanos) contatou Ítalo para alinhar as agendas e receber a homenagem”. Ainda conforme a equipe do surfista, o evento será divulgado à imprensa e à comunidade assim que a data oficial for definida.

NOTÍCIAS RELACIONADAS