BUSCAR
BUSCAR
Justiça

STF começa a julgar processo sobre letalidade policial em favelas do Rio

Ação é conhecida como ADPF das Favelas
Agência Brasil
13/11/2024 | 09:13

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta quarta-feira 13 a ação conhecida como ADPF das Favelas, o processo que trata da letalidade policial no Rio de Janeiro.ebcebc

O plenário dará início à leitura do relatório do caso, documento que resume o histórico da tramitação do processo, e às sustentações orais das partes envolvidas no processo. A data da votação será marcada posteriormente.

Supremo Tribunal Federal (STF) / Foto: Arquivo / Agência Brasil
Supremo Tribunal Federal (STF) / Foto: Arquivo / Agência Brasil

A modalidade de julgamento foi criada pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso. O ministro se inspirou na Suprema Corte dos Estados Unidos, onde os juízes ouvem as sustentações das partes envolvidas no processo antes de apresentar os votos na sessão. 

Diversos representantes de entidades envolvidas no tema vão subir à tribuna e apresentar seus argumentos sobre a questão, como a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, partidos políticos, entidades que atuam em prol dos direitos da população negra e representantes do governo do Rio.

O Supremo julga a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n° 635, conhecida com ADPF das Favelas. Na ação, que foi protocolada em 2019 pelo PSB, a Corte já determinou medidas para reduzir a letalidade durante operações realizadas pela Polícia Militar do Rio contra o crime organizado nas comunidades da capital fluminense.

Resultados

Com a ADPF, a Corte obrigou o uso de câmeras corporais nas fardas dos policiais e nas viaturas, além da determinação de aviso antecipado das operações para autoridades das áreas de saúde e educação, a fim de proteger escolas e unidades de saúde de tiroteios entre policiais e criminosos.

Segundo a nota técnica elaborada em julho deste ano pelo Supremo, as decisões liminares, que foram tomadas a partir de 2020, contribuíram para a diminuição da letalidade, conforme dados do Ministério Público do Rio.

Em 2020, 1,2 mil pessoas morreram durante intervenções policiais. No ano passado, o número passou para 871. Nos primeiros quatro meses de 2024, foram registrados 205 óbitos.

No caso das câmeras, 100% do efetivo do Batalhão de Operações Espaciais (Bope) já utiliza o equipamento. Mais 13 mil câmeras estão à disposição da PM do Rio.

A nota também sugere a fixação de uma meta anual de redução da letalidade policial, para tornar obrigatório o acompanhamento psicológico para policiais envolvidos em mortes durante operações.

Também foram sugeridos a criação de um protocolo para realização de operações em regiões próximas às escolas e unidades de saúde, o treinamento de policiais para atendimento médico à população e a criação de normas para garantir a participação dos familiares de vítimas nas investigações.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Brasileiros passam 9 horas por dia nas redes sociais, diz estudo
Comscore classifica o Brasil como o 3º maior consumidor de redes sociais digitais no mundo
04/12/2024 às 07:00
Relator muda texto e autoriza que crianças levem aparelho na mochila
Deputado federal Renan Ferreirinha é secretário municipal de Educação no Rio de Janeiro e implementou a medida na capital fluminense
04/12/2024 às 06:45
Pai de homem jogado de ponte por PM em SP diz que filho está bem e cobra explicações: ‘inadmissível’
O governador Tarcísio de Freitas afirma que os dois casos serão investigados e punidos rigorosamente
04/12/2024 às 04:30
Frente Evangélica tenta barrar votação sobre liberação de cassinos, bingos e jogo do bicho
Legalização dos jogos de azar entrou na pauta da sessão de quarta-feira 4 do plenário do Senado; tema é polêmico e reúne críticas da Frente Evangélica
04/12/2024 às 04:00
STF já condenou 310 pessoas por atos de 8 de janeiro
Condenações variam entre 15 anos e 17 anos de prisão
03/12/2024 às 18:15
Homem é jogado de ponte durante abordagem policial em São Paulo
Em outro caso de violência, PM mata homem por furto em mercado
03/12/2024 às 14:07
Polícia de SP cumpre mandados de prisão de torcedores do Palmeiras
Ataque ocorreu na Rodovia Fernão Dias, quando os torcedores mineiros retornavam para Belo Horizonte após um jogo
03/12/2024 às 11:42
Inmet emite alerta de tempestade para sete estados hoje e amanhã
Alerta tem grau de severidade classificado como perigo; Rio Grande do Norte não está incluso
03/12/2024 às 10:47
Economia cresce 0,9% no terceiro trimestre de 2024, diz IBGE
Serviços e indústria puxaram o resultado do PIB
03/12/2024 às 10:39
STF recebe propostas para alterar trecho da Lei do Marco Temporal
A audiência ocorreu nesta segunda-feira 2 e discutiu o artigo 14 da lei
03/12/2024 às 08:48