BUSCAR
BUSCAR
Meio ambiente

Setor de reciclagem atinge 22 mil empregos no RN e projeta crescimento de 20% até 2025

Informações foram divulgadas durante a abertura do 3º Fórum de Reciclagem de Resíduos Sólidos do RN, nesta quinta-feira 13, na FIERN
Redação
13/06/2024 | 18:06

O setor de reciclagem no Rio Grande do Norte alcançou a marca de 22 mil empregos diretos e indiretos no Estado e prevê um crescimento de mais 20% até o final de 2025. As informações foram divulgadas durante a abertura do 3º Fórum de Reciclagem de Resíduos Sólidos do RN, nesta quinta-feira 13, na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias (FIERN).

Com a presença de autoridades públicas, empresários e trabalhadores, o presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN (SindRecicla-RN), Etelvino Patrício, abriu o evento firmado no calendário regional de iniciativas voltadas à reciclagem. O fórum traz como tema principal a responsabilidade compartilhada, desde a geração até a destinação de resíduos.

Governadora Fátima Bezerra participou da abertura do fórum e anunciou a criação da Bolsa Catador / Foto: Divulgação
Governadora Fátima Bezerra participou da abertura do fórum e anunciou a criação da Bolsa Catador / Foto: Divulgação

Etelvino Patrício destacou a importância do associativismo para o crescimento da indústria de reciclagem e descartáveis no Estado. “Nos últimos dez anos, nosso setor cresceu mais de 300% graças ao associativismo e pela sensibilidade do Governo Estadual de incentivar a atividade. Aumentamos a oferta de empregos diretos e indiretos no mesmo sentido, chegando a marca de 22 mil. Nosso trabalho agora é para ampliar em mais 20% esses números até o final de 2025”, afirmou ele.
 
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, ressaltou a transversalidade da atividade de reciclagem, que dialoga com todos os segmentos produtivos por oferecer uma destinação adequada para resíduos e retornar esses materiais para as cadeias produtivas. “Os novos modelos de produção e consumo surgidos neste século, com automação e digitalização de diversos processos, exigiram um uso ainda maior de recursos. A indústria da reciclagem entra neste contexto, para gerir os resíduos gerados por essa cadeia, evitar que esse material seja destinado para aterros e lixões e faz com que volte para a cadeia produtiva”, declarou Serquiz.

A governadora Fátima Bezerra participou da abertura do fórum e anunciou a criação da Bolsa Catador, que deve auxiliar financeiramente cooperativas e associações de catadores “para fomentar cada vez mais essa atividade que é a base da indústria de reciclagem”.
 
Fátima ainda lembrou da criação do ICMS ecológico e da Política Estadual de Resíduos Sólidos, que prevê a promoção da indústria de reciclagem e o reconhecimento do resíduo reutilizado como bem de interesse econômico. “Nossa gestão incluiu o setor da reciclagem no PROEDI (Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN), possibilitando geração de emprego e renda e promoção da saúde e preservação do meio ambiente no nosso estado”, ressaltou a governadora.

O deputado estadual Hermano Morais, que representou a Assembleia Legislativa do RN no evento, apontou o Rio Grande do Norte como referência em sustentabilidade. “Já somos historicamente líderes na produção de energia eólica, mas também passamos a ser referência em reciclagem”, comenta. “É de interesse comum o desenvolvimento com sustentabilidade e é isso que promove a indústria de reciclagem do RN”, expressou Hermano.

Também participaram da abertura a subprocuradora do trabalho do Ministério Público do Trabalho, Ileana Neiva; o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN, Paulo Varella; o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Silvio Torquato; e o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita.

Programação
 
Além de estandes de exibição de produtos e serviços das empresas e instituições parceiras do evento, o 3º Fórum de Reciclagem de Resíduos Sólidos conta com uma programação de palestras. Entre os participantes, destacam-se Aline Sousa, diretora presidente da Central das Cooperativas de Trabalho de Matérias Recicláveis (Centcoop); Geraldo Rufino, fundador da maior empresa de reciclagem de peças de caminhões do país; Fabrício Soler, professor, advogado especialista em Direito dos Resíduos e Direito Ambiental e consultor da Organização das Nações Unidas (ONU); e Luciana Balbino, empresária com forte atuação no turismo criativo e eleita uma das 100 mulheres mais poderosas do agronegócio pela revista Forbes.
 
O evento segue até esta sexta-feira (14), das 9h às 18h, com painéis, palestras e apresentações culturais relacionadas ao tema. O evento conta com os seguintes parceiros: Sicred, Recicla-RN, Reciaço, JPatricios, Lippel, Byd – Carmais, Confea, Cril, Inesfa, Sindcer, Singraf, Recinfo, Bioma Soluções, Café Santa Clara, Natal Shopping, Sadio, Fardar, Grimaldi, Sterbom, Vila Coxinha, Massas São Sebastião, Sebrae-RN e Semurb, além da FiIERN.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Governadora Fátima Bezerra sanciona reestruturação das carreiras de policial e bombeiro militar
Legislação moderniza as regras para a promoção nas duas carreiras militares
12/07/2024 às 19:22
Concurso do Idema será retomado para preenchimento de vagas efetivas
A necessidade atual do Idema corresponde à criação dos cargos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e de Fiscal Ambiental
12/07/2024 às 16:25
Avenida Café Filho, na Praia do Meio, será bloqueada neste sábado
Avenida será fechada das 13h às 21h para realização de um evento cultural
12/07/2024 às 16:24
Detran e Exército Brasileiro devem firmar Termo de Cooperação Técnica
Pauta foi tema de reunião entre o diretor-geral do Detran, Victor Hugo Fernandes, e o comandante do 1ºBEC de Caicó, Tenente-coronel Sávio Araújo
12/07/2024 às 14:07
Homem é preso suspeito de crime ambiental e tráfico de drogas no interior do RN
Policiais civis apreenderam no imóvel pés de maconha, uma espingarda de chumbinho, aves silvestres abatidas e uma motocicleta
12/07/2024 às 13:54
Projeto de criação da Secretaria de Cultura vai a plenário na ALRN nesta terça
Projeto da criação da Secretaria de Cultura do estado vai para a última etapa na Assembleia Legislativa do RN
12/07/2024 às 13:24
Farmácias lançam seleção relâmpago para 37 vagas de emprego no RN; confira
Chamada de ‘Recrutamento do Coração’, iniciativa conta com 37 vagas em todo o estado
12/07/2024 às 12:56
Emparn lança cartilha sobre cultivo de palma forrageira durante a Festa do Boi
Documento é uma importante ferramenta na difusão de tecnologias que vão ajudar o homem do campo a conviver com o semiárido
12/07/2024 às 12:37
Exposição ‘Caboclos’ é aberta para visitação gratuita no Sesc Mossoró
Instalação acontece no dia 15 de julho e obra pode ser visitada até 16 de agosto
12/07/2024 às 12:14