BUSCAR
BUSCAR
Abuso de poder

Secretarias são alvos de busca em Natal em investigação sobre abuso de poder

Vereadores eleitos pelo partido Republicanos, Daniell Rendall e Irapoã Nóbrega teriam sido beneficiados pelo esquema de coação
07/12/2024 | 06:56

Secretarias e órgãos da Prefeitura do Natal foram alvos de mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira 6. Agentes do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e da Polícia Militar recolheram materiais em uma investigação sobre possível abuso de poder político. Entre as denúncias, está a possível coação de servidores para apoiarem os vereadores eleitos Daniell Rendall e Irapoã Nóbrega, que são do Republicanos, mesmo partido do prefeito Álvaro Dias.

De acordo com a prefeitura, os mandados foram cumpridos nas secretarias de Educação (SME), Trabalho e Assistência Social (Semtas) e Serviços Urbanos (Semsur), além da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban).

secretarias abuso de poder
Entre as denúncias, está a possível coação de servidores para apoiarem os vereadores eleitos Daniell Rendall e Irapoã Nóbrega. | Foto: Reprodução

A operação investiga possível uso da estrutura desses órgãos para favorecer candidatos nas eleições municipais de 2024. Durante a campanha, essa denúncia foi feita pela coligação Natal Merece Mais, da candidata a prefeita Natália Bonavides (PT).

O Ministério Público e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) não se pronunciaram sobre a operação. Em nota, a Prefeitura do Natal disse que não possui detalhes sobre a investigação, mas que está “à disposição para contribuir e esclarecer aos responsáveis legais quaisquer pontos que se fizerem necessários”.

“A Prefeitura entende que o Ministério Público está cumprindo seu papel. Espera, também, que todas as denúncias recebidas durante o período eleitoral sejam igualmente esclarecidas, inclusive as que foram feitas em relação ao uso da máquina pública em órgãos da administração estadual, como PGE e Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado, também acusados de cometer assédio eleitoral”, destacou a gestão municipal.

Secretaria de Educação. Foto: José Aldenir/AGORA RN
Secretaria de Educação foi alvo de buscas nesta sexta-feira 6. | Foto: José Aldenir/AGORA RN

Candidatos (secretarias) envolvidos

Um dos beneficiados pelo abuso de poder político seria o vereador eleito Irapoã Nóbrega (Republicanos), ex-secretário da Semsur. Em nota, a assessoria jurídica dele disse ter tomado conhecimento da operação “pela imprensa” e que não teve acesso a documentos ou à decisão judicial que autorizou as buscas.

“Em respeito à Justiça, informa que está à disposição para esclarecimentos e para que possa exercer o seu direito de defesa”, acrescenta o texto, assinado pelo advogado Thiago Cortez.

Outro beneficiado seria o também vereador eleito Daniell Rendall (Republicanos), ex-diretor do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Educação. A reportagem não conseguiu contato com ele.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Justiça na Bolívia ordena prisão de Evo Morales, diz agência
Ex-presidente boliviano é acusado de tráfico de pessoas
17/01/2025 às 18:09
Temos que criar condições para queda dos juros, diz Haddad
Atualmente, a taxa Selic no Brasil se encontra em 12,25% ao ano; mercado prevê 14% ao fim de 2025
17/01/2025 às 17:45
“Se eu continuar inelegível, não acredito mais na democracia”, afirma Bolsonaro
Afirmação foi feita durante uma live com a revista Veja
17/01/2025 às 16:59
“Se a ideia era combater os grandes sonegadores, por que fiscalizar os desbancarizados?”, diz Rogério Marinho
Segundo Marinho, o governo falhou ao abordar o monitoramento de Pix, especialmente em relação aos brasileiros que trabalham na informalidade
17/01/2025 às 13:47
Aprovar subsídio de R$ 60 milhões é despejar dinheiro nas mãos das empresas de ônibus, diz vereador
Nas redes sociais, Matheus Faustino destacou a ineficácia do atual modelo, argumentando que o repasse às empresas de ônibus, para manter a passagem a R$ 4,90, representa uma aplicação inadequada de recursos públicos
17/01/2025 às 12:58
Nova MP proíbe taxação do Pix e cria canal para denunciar irregularidades
Ação é tentativa de responder a ataques e notícias falsas nas últimas semanas relacionadas ao serviço de pagamentos
17/01/2025 às 07:04
Rogério defende chapa de oposição com Álvaro, Allyson e Styvenson
Senador afirma que diálogo e bom senso são essenciais para enfrentar “apagão gerencial” no RN e apresentar projeto sólido ao eleitor
17/01/2025 às 05:26
“Natal está adoecendo da Ribeira para o Centro”, diz vereador
Fúlvio Saulo aponta impacto na economia e propõe modernização da gestão pública como solução
17/01/2025 às 05:19
Defesa de Daniel Silveira pede esclarecimentos para devolver arma
Ministro Alexandre de Moraes deu 48h para ex-parlamentar entregar arma
16/01/2025 às 20:43
Bolsonaro anuncia ida de Michelle aos EUA e lamenta ausência na posse de Trump: “Queria apertar a mão dele”
"Ele [Trump] gostaria de apertar minha mão, senão não teria me convidado", disse o ex-presidente nesta quinta-feira 16
16/01/2025 às 19:11