O município de São Gonçalo do Amarante apresentou, mais uma vez, evolução no quesito segurança pública. Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed/RN), nesta sexta-feira, 3, apontam redução de 18,2% no número de mortes violentas intencionais no município nos primeiros quatro meses de 2024, quando comparado ao igual período do ano passado.
Segundo as estatísticas apresentadas pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais da Sesed/RN, foram 11 assassinatos no primeiro quadrimestre de 2023 e 9 em 2024.
“Se os índices de segurança estão melhorando em nossa cidade, é graças ao investimento que estamos fazendo na Guarda Municipal, além da parceria com as polícias Militar e Civil. Nós aumentamos o efetivo, fizemos o curso de formação e eles já estão na rua protegendo o nosso povo. E estamos num processo para armar a Guarda. E eles já estão sendo capacitados, passando por treinamento”, comenta o prefeito Eraldo Paiva (PT).
A Guarda Municipal de São Gonçalo do Amarante teve seu efetivo mais do que dobrado durante a gestão do prefeito Eraldo. Antes, eram apenas 17 guardas. Foram convocados mais 30. Os guardas municipais da cidade agora recebem diárias operacionais e têm um plano de carreira, construído em diálogo entre a gestão municipal e a categoria.
Desde que Eraldo assumiu a Prefeitura, novas viaturas chegaram para a Guarda Municipal, para a Polícia Militar e para a Polícia Civil sediadas em nosso município.
E outra grande conquista para a segurança pública de São Gonçalo do Amarante apontada pela gestão foi a criação da Patrulha Maria da Penha na Guarda Municipal. “Uma ação muito importante para combater a violência contra a mulher”, diz Eraldo.
Além disso, já foi iniciada a terraplenagem do local onde o Governo do Estado irá construir uma nova sede para o 16º Batalhão de Polícia Militar, na RN-160, em Regomoleiro.