BUSCAR
BUSCAR
CNU

Rio Grande do Norte terá 93 locais de aplicação de provas do Concurso Nacional Unificado

Prova será realizada no dia 5 de maio. Serão mais de 1.500 salas de aplicação do Rio Grande do Norte
Redação
25/04/2024 | 17:04

No próximo dia 5 de maio, será realizada a prova do Concurso Nacional Unificado (CPNU), modelo inovador de seleção de servidores públicos, realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que oferecerá 6.640 vagas para 21 órgãos da Administração Pública Federal. No Rio Grande do Norte, foram definidos 93 locais de aplicação e 1.503 salas. Em todo o país, serão 3.665 locais de aplicação de provas e 75.730 salas.

O Centro Universitário do Rio Grande do Norte (Uni-RN), em Natal, será o local de aplicação que mais receberá candidatos para fazer a prova do CPNU no estado, com o total de 2.556. No total, 42.967 pessoas se inscreveram no CPNU no estado.

Concurso acontece em maio. Foto: Reprodução.
No total, 42.967 pessoas se inscreveram no CPNU no Rio Grande do Norte - Foto: Divulgação

Para manter a segurança e a lisura da prova, foram definidas diretrizes de segurança dentro e fora dos locais de aplicação. Dentro das salas de aula, os fiscais foram orientados a não permitir que os candidatos saiam com o caderno de provas e nem realizem anotações do gabarito no cartão de confirmação. Essas ações visam reforçar a segurança do concurso e coibir que eventuais quadrilhas acessem as questões e, consequentemente, enviem as respostas para aplicantes que estão fazendo o concurso.

Consulta aos locais de prova do Concurso Nacional Unificado

Os candidatos já podem conferir o seu local de prova. O Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Nacional Unificado (CPNU) está disponível na Área do Candidato, mesma página da Internet em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.

O cartão de confirmação traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda levar o cartão no dia da realização da prova, no dia 05 de maio.

O coordenador-geral de logística do CPNU, Alexandre Retamal, reforça a importância dos candidatos checarem todas as informações do cartão. “Todos os candidatos têm que conferir se o município que indicaram, no ato de inscrição, para participarem da prova está correto. Se tiver qualquer tipo de erro, ou se o local de aplicação for muito distante da sua casa – às vezes, dentro da logística de uma cidade, há locais que não são de tão simples acesso – então é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção do que for necessário”, explica o coordenador-geral.

“É possível o candidato solicitar a correção do cartão de confirmação, de acordo com o que ele fez no ato da inscrição, mas não é possível pedir para mudar de cidade agora. O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição. Por exemplo, se eu pedi para fazer prova na cidade do Rio de Janeiro e saiu no meu cartão que o meu local é Campos, aí eu posso pedir para trocar, eu posso pedir para corrigir para o Rio. Agora, se eu pedi para fazer em Campos no ato da inscrição, mas agora eu quero fazer no Rio, isso não é possível”, esclarece Retamal.

Para solicitar correções no cartão de confirmação, os candidatos devem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, pelo telefone: 0800 701 2028.

Provas em todos os estados do Brasil

A realização do Concurso Nacional Unificado acontecerá em cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A realização da prova em 228 cidades espalhadas pelo país possibilita a democratização do acesso às vagas do serviço público, pois é mais prático e barato para a população realizar o certame próximo de suas casas.

O objetivo é aumentar a representatividade da força de trabalho, trazendo critérios socioeconômicos, demográficos e territoriais já na aplicação do certame, para que isso se reflita na Administração Pública Federal.

Os 228 municípios que receberão o CPNU estão divididos em todos os 27 estados brasileiros e o Distrito Federal. Na região Nordeste, o Concurso Nacional será aplicado em 61 municípios: dois em Alagoas, 18 na Bahia, oito no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, sete em Pernambuco, sete no Piauí, quatro no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Macaíba: Distrito de Cajazeiras é contemplado com construção de ginásio poliesportivo
Investimento a ser aplicado para esse novo empreendimento é de aproximadamente R$ 3 milhões
05/05/2024 às 08:06
Obras de pavimentação intertravada serão iniciadas na Nova Mossoró nesta segunda-feira
Obras de pavimentação intertravada beneficiarão inicialmente a Rua Centro Esportivo Mossoroense, com uma extensão de 440 metros
05/05/2024 às 07:56
Fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró recebem novo mandado de prisão
Os fugitivos enfrentarão acusações de roubo majorado e furto qualificado cometidos durante a fuga
04/05/2024 às 17:49
Inmet publica alerta amarelo de chuvas intensas em 32 cidades do litoral potiguar
A previsão é de chuvas de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km por hora.
04/05/2024 às 16:44
“Mossoró Limpa”: Prefeitura inicia limpeza no canal do bairro Redenção
Iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semurb)
04/05/2024 às 14:29
Programa do Senac RN visa combater a evasão estudantil e promover a inclusão
Iniciativa implementada na instituição foi apresentada na Bett Brasil, sendo reconhecida como prática educadora inovadora pelo Ministério da Educação, Microsoft e Senac Nacional
04/05/2024 às 11:16
‘Não tem como um policial penal ficar olhando 80 câmeras’, diz Vilma Batista depois de fuga de presos
Sindicalista diz que explicação para a fuga está no baixo efetivo de policiais penais na unidade, o que prejudica vigilância dos presos
04/05/2024 às 11:10
São Gonçalo fecha quadrimestre com redução no número de mortes violentas
Segundo a Secretaria de Segurança, foram 11 assassinatos no primeiro quadrimestre de 2023 e 9 em 2024
04/05/2024 às 11:01
Dia das Mães 2024: Comércio vai movimentar mais de R$ 115 milhões em Natal e Mossoró, aponta estudo
Celebrado neste ano em 12 de maio, o Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais aguardada pelo comércio varejista, atrás apenas dos festejos natalinos
04/05/2024 às 10:52
Barragens Armando Ribeiro Gonçalves e Santa Cruz do Apodi superam 80% de capacidade
Cheias dos dois maiores reservatórios do RN geram expectativas no RN e chuvas acima da média impulsionam aumento nos níveis de água, beneficiando abastecimento em diversos municípios potiguares, revela Igarn
04/05/2024 às 10:46
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.