BUSCAR
BUSCAR
Ginástica

RN sediará três principais competições da ginástica brasileira em 2026

Eventos no Ginásio Nélio Dias devem reunir cerca de mil participantes e atletas olímpicos
Redação
29/01/2026 | 13:53

Natal, capital do Rio Grande do Norte, vai sediar três das principais competições da ginástica brasileira no primeiro semestre de 2026. Os eventos ocorrerão entre os dias 28 de abril e 17 de maio, no Ginásio Nélio Dias, e foram anunciados oficialmente pela governadora Fátima Bezerra durante encontro realizado nesta quinta-feira 29, na Governadoria, com a presença do medalhista olímpico Arthur Zanetti.

As competições foram captadas pelo Governo do Estado e fazem do Rio Grande do Norte o primeiro estado do país a receber, no mesmo ano, as três principais disputas do calendário nacional da ginástica. O cronograma começa com o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica (Adulta), de 28 de abril a 3 de maio; segue com o Troféu Brasil Loterias Caixa de Ginástica Artística (Feminina e Masculina Adulta), de 6 a 10 de maio; e termina com o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica de Trampolim (por idade), de 12 a 17 de maio.

Carmem Felix 2
Governadora Fátima Bezerra anunciou competições em encontro na Governadoria com Arthur Zanetti - Foto: Carmem Felix

As disputas devem reunir atletas de destaque da modalidade, como as medalhistas olímpicas Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Júlia Soares e Arthur Nory. A expectativa é de que aproximadamente mil participantes estejam em Natal durante o período das competições.

Para a governadora Fátima Bezerra, o anúncio representa um momento de celebração para o esporte no estado. “Natal vai se transformar na capital da ginástica rítmica, artística e de trampolim do Brasil. Nos sentimos muito honrados em sediar essas competições pela primeira vez, fruto de um apoio financeiro fundamental através do nosso Programa de Incentivo ao Esporte”, afirmou.

O subsecretário de Esporte do Rio Grande do Norte, Cezinha Nunes, comentou o papel do governo estadual no reconhecimento da modalidade. “A gente não pode deixar de destacar a sensibilidade da governadora nesse olhar atento ao esporte. O quanto o esporte do Rio Grande do Norte cresceu em sua gestão, com políticas públicas efetivas, seja o Bolsa Atleta, seja o nosso programa de incentivo e demais termos de fomento que a gente vem desenvolvendo. Essa sensibilidade foi um ponto importantíssimo para que a gente conquistasse tudo que estamos conquistando hoje”, disse, ao mencionar o empenho para viabilizar os projetos por meio da Lei de Incentivo.

O diretor-geral da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Ricardo Resende, afirmou que o anúncio representa um marco para o país. “Não é apenas um anúncio de calendário, é um legado. A ginástica tem sido o esporte mais vitorioso nos últimos anos e o Rio Grande do Norte será o estado da ginástica brasileira. São três semanas com as principais estrelas aqui, passando os valores de inclusão e transformação social para a comunidade potiguar”, declarou.

Arthur Zanetti, embaixador da campanha Believe in Sport do Comitê Olímpico Internacional (COI) e primeiro latino-americano a conquistar um ouro olímpico na ginástica artística, convidou o público a acompanhar as disputas. “O estado vai parar, vai ser um marco incrível. Já faço o convite para que os pais levem seus filhos para acompanhar. O esporte ensina disciplina e educação; nosso objetivo é fazer com que essas crianças tenham paixão pela ginástica para serem futuros campeões da vida”, afirmou o medalhista olímpico de Londres 2012.

A realização consecutiva das competições é inédita no Brasil e abre o calendário de eventos da Confederação Brasileira de Ginástica em 2026. Além do impacto esportivo, a previsão é de movimentação do turismo e geração de emprego e renda no estado durante o período.

O desempenho recente de equipes potiguares em competições nacionais contribuiu para a escolha do Rio Grande do Norte como sede. Atletas do estado têm sido convocados para a Seleção Brasileira de Ginástica, resultado de políticas de incentivo em vigor. Atualmente, o Governo do RN investe na formação de 150 atletas por meio do programa Bolsa Atleta, distribuídos entre as categorias estudantil, nacional, internacional, olímpica e paralímpica.

Desses beneficiados, seis são atletas da ginástica. Uma integra a categoria estudantil, quatro estão na categoria nacional e uma na categoria internacional, todas da ginástica rítmica.