BUSCAR
BUSCAR
Projeto
RN ganha delegacia virtual para registro de boletim de ocorrência
Projeto soma-se ao esforço do governo federal de modernização para ofertar mais um serviço digital à sociedade. Por enquanto, a solução pode ser utilizada para comunicar 19 tipos de ocorrências
Redação
19/12/2020 | 09:41

A partir de segunda-feira 21 começa a funcionar no Rio Grande do Norte a Delegacia Virtual (Devir) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ferramenta foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e disponibilizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP) para registro de boletins de ocorrência via internet, 24 horas por dia.

O projeto soma-se ao esforço do governo federal de modernização para ofertar mais um serviço digital à sociedade. Por enquanto, a solução pode ser utilizada para comunicar 19 tipos de ocorrências. Entre elas, furto, extravios e crimes de menor potencial, como ameaça, calúnia, injúria, difamação e estelionato, mas poderá também abranger outros tipos de crimes.

A novidade estará disponível por meio da integração do sistema nacional com os sistemas estaduais, garantindo maior eficiência, segurança, agilidade e comodidade para a comunicação de ocorrências. Além da padronização de informações, a utilização da Delegacia Virtual garante economia de recursos públicos e custo zero com a adoção de aplicações para registro e gestão de boletins de ocorrências e procedimentos pelas polícias estaduais.

A solução possibilita realizar customizações e inclusões de novos tipos de comunicação de ocorrências, atendendo às necessidades de cada unidade federativa, inclusive de forma temporária, como por exemplo, durante a pandemia da Covid-19. A Delegacia Virtual vai integrar-se ao módulo Procedimento Policiais Eletrônicos (PPE), do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) do MJSP.

O PPE tem como objetivo facilitar a gestão e o registro de procedimentos policiais em todo o Brasil e já funciona em alguns estados. A Devir foi desenvolvida já integrada ao PPE, mas também permite integrar-se a outros sistemas.

COMO ACESSAR

Para fazer o registro de um BO, o Civil, ou o link da Delegacia Virtual e selecionar o estado do Rio Grande do Norte. O usuário é encaminhado para uma página com orientações gerais sobre o uso da ferramenta.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.