BUSCAR
BUSCAR
Plano de Imunização
RN deve começar vacinação contra o coronavírus em 20 de janeiro; 730 mil serão imunizados
Plano de Imunização foi apresentado pelo Governo do RN nesta sexta-feira 18 em coletiva de imprensa
Redação
18/12/2020 | 12:31

O Rio Grande do Norte vai estar pronto para a campanha de vacinação até o fim da primeira quinzena de janeiro. De acordo com o Governo do Estado, a campanha de imunização vai começar já no dia 20, a depender das licenças da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ao todo, serão vacinados 730.381 potiguares.

De acordo com o planejamento divulgado pelo Governo nesta sexta-feira 18, as primeiras três fases do plano de vacinação no RN serão divididas entre grupos prioritários. A primeira vai contemplar 79.638 trabalhadores da Saúde, 133.621 pessoas de 75 anos ou mais e 2.447 indígenas.

Na segunda fase, serão vacinadas 328.236 pessoas de 60 a 74 anos. Já na terceira, devem ser imunizadas 186.439 pessoas com morbidades (diabetes, hipertensão arterial graves, doença pulmonar, cardiovascular e cerebrovascular, além de indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave).

Apesar da meta para vacinação não ter sido definida ainda pelo PNI, acredita-se que com base em campanhas anteriormente definidas esta seja de pelo menos 95% de cada um dos grupos prioritários.

Os demais grupos prioritários serão vacinados nas demais fases. Vale salientar que a estimativa populacional está sendo atualizada pelo Ministério da Saúde para avaliação de qual fase esses grupos estarão inseridos, de acordo com o cenário de disponibilidade de vacinas e estratégias de vacinação.

Logística de distribuição

O Programa Estadual de Vacinação foi batizado “RN + Vacina” e terá atuação nas oito Regiões de Saúde do Estado, contando com uma Central Estadual de Rede de Frio em Natal e ainda com seis Centrais Regionais, localizadas em João Câmara, São José do Mipibu, Mossoró, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Caicó. A partir das Centrais Regionais, será feita a distribuição das doses aos 167 municípios, que totalizarão 1.335 salas de vacinação.

Monitoramento

O Governo do Estado afirmou também que toda a logística de distribuição será rigorosamente monitorada, através de um sistema que está sendo feito em parceria com Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), a fim de evitar possíveis perdas e extravios de doses.

“O sistema compreenderá o gerenciamento do estoque das remessas enviadas, a garantia da disponibilidade da 1ª e da 2ª dose do mesmo fabricante para o cidadão, o controle de todas as doses administradas, a prestação de contas para o PNI, e a verificação em tempo real de toda a logística pelos gestores”, afirmou a Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Lucchesi.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.