A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta terça-feira 2 um projeto de lei que assegura o direito ao atendimento psicossocial prioritário aos responsáveis que se dedicam integralmente ao cuidado de pessoas com deficiência.
Agora, a proposta segue para análise da governadora Fátima Bezerra (PT), que pode sancionar ou vetar a proposta.

Autor do projeto, o deputado estadual Adjuto Dias (MDB) comemorou a aprovação. “É uma vitória para os cuidadores e para toda a sociedade. Reconhecer o trabalho dessas pessoas e oferecer-lhes suporte emocional é fundamental para promover uma sociedade mais inclusiva e solidária”, acrescentou.
Projeto semelhante foi aprovado na Câmara Municipal de Natal. A proposta estabelece que pais de pessoas com autismo tenham atendimento psicossocial prioritário na rede municipal.
O projeto aprovado é de autoria do vereador Dickson Júnior (PDT) e prevê prioridade no atendimento psicossocial para mães, pais e responsáveis, que se dedicam integralmente ao cuidado de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“São pessoas que vivem uma rotina exaustiva, precisando acompanhar os filhos no tratamento, consultas e que precisam de cuidado também. Por isso, a proposta é melhorar o atendimento e o acolhimento a esses familiares”, disse o autor.
Em 2 de abril, se comemora o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo.
A data de 2 de abril para conscientização sobre o autismo foi estabelecida em 2007 para difundir informações à população sobre o TEA e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.