BUSCAR
BUSCAR
Transtorno do Espectro Autista

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado nesta terça

Segundo OMS, uma em 100 crianças tem Transtorno do Espectro Autista
Agência Brasil
02/04/2024 | 08:55

O autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, informa a Organização Mundial de Saúde (OMS) no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado nesta terça-feira 2. A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA). ebcebc

O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo envolver outras questões como comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos (som alto, cheiro forte, multidões), dificuldade de aprendizagem e adoção de rotinas muito específicas.

autismo
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado nesta terça - Foto: Unicef

“O autismo hoje é compreendido como espectro de manifestação fenotípica bastante heterogênea, ou seja, existem várias manifestações diferentes do autismo. E essas manifestações ocorrem também com sinais mais ou menos evidentes em algumas pessoas”, afirma o neuropsicólogo Mayck Hartwig.

O TEA pode se manifestar em três níveis, que são definidos pelo grau de suporte que a pessoa necessita: nível 1 (suporte leve), nível 2 (suporte moderado) e nível 3 (suporte elevado).

Coautora do livro Mentes Únicas e especialista em Distúrbios do Desenvolvimento, Luciana Brites afirma que o 2 de abril é importante para informar a população sobre o autismo.

“É um transtorno que tem impacto muito grande porque afeta principalmente a cognição social, os pilares da linguagem. Esse espectro tem diversas nuances que compõem o quadro. E é um quadro heterogêneo. De um lado você tem autistas com altas habilidades e outros com deficiência intelectual. Alguns com hiperatividade e outros mais calmos”, afirma Luciana.

Segundo ela, é importante ter um diagnóstico precoce, já que os primeiros sinais do TEA podem aparecer no segundo ano de vida.

“Quando conseguimos fazer a detecção antes dos três anos, a gente consegue, muitas vezes, mudar a realidade dessa criança, desse adolescente, desse adulto. As políticas públicas de educação e saúde precisam ser muito bem sustentadas para que se possa consiga avançar no desenvolvimento dessas crianças, que vão virar adolescentes e adultos”.

No Brasil, existe uma Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, conhecida como Lei Berenice Piana, criada em 2012, que garante aos autistas o diagnóstico precoce, tratamento, terapias e medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além do acesso à educação, proteção social e trabalho.

Além disso, a política nacional considera o autista pessoa com deficiência para todos os efeitos legais. Em 2020, outra legislação, a Lei Romeo Mion, cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), que pode ser emitida gratuitamente por estados e municípios.

A Ciptea é uma resposta à impossibilidade de identificar o autismo visualmente, facilitando a ele o acesso a atendimentos prioritários e a serviços a que tem direito, como estacionar em uma vaga para pessoas com deficiência.

A pessoa com TEA tem direito a receber um salário mínimo (R$ 1.412) por mês, por meio do Benefício de Prestação Continuada (BPC), caso seja incapaz de se manter sozinha e a renda per capita da família for inferior a um quarto do salário mínimo, ou seja, R$ 353.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Cometa mais brilhante do ano pode ser visto a partir desta semana; saiba mais
C/2024 G3 (ATLAS) estará visível no Brasil logo após o pôr-do-sol
13/01/2025 às 17:44
Brasil condena prisões, ameaças e perseguições na Venezuela
Em nota, Itamaraty disse que denúncias são motivo de preocupação
11/01/2025 às 13:20
Meta rejeita soberania de países em ambiente digital, diz secretário
Para João Brant, empresa chama tacitamente o STF de "corte secreta"
07/01/2025 às 18:16
Meta promete se aliar a Trump contra países que regulam redes sociais
Empresa anuncia o fim do programa de checagem de informações
07/01/2025 às 16:54
FAB entrega dados de caixas-pretas para agência do Cazaquistão
Queda de aeronave da Embraer causou a morte de pelo menos 38 pessoas
07/01/2025 às 08:59
Congresso dos EUA certifica vitória de Trump quatro anos depois da invasão do Capitólio
Esse é um ritual básico da democracia americana que, há exatos quatro anos, foi interrompido por uma violenta multidão de apoiadores do republicano
07/01/2025 às 08:21
Governo brasileiro condena bombardeios em zona humanitária de Gaza
Ao menos 110 pessoas morreram, inclusive mulheres e crianças
05/01/2025 às 08:00
Casal de brasileiros é atropelado na capital argentina
Homem morreu no local do acidente e companheira está internada
03/01/2025 às 09:49
Após acidente aéreo na Coreia do Sul, novo problema afeta outro avião da Jeju Air
Aeronave, que partia do aeroporto de Seul para a Coreia do Sul, apresentou um problema no trem de pouso logo após a decolagem
30/12/2024 às 11:00
Morre ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter, aos 100 anos
Carter serviu como 39.° presidente dos Estados Unidos de 1977 a 1981
30/12/2024 às 08:39