BUSCAR
BUSCAR
Educação

Rio Grande do Norte recebe Selo Ouro de Compromisso com a Alfabetização

Reconhecimento nacional destaca os avanços do estado na alfabetização
Redação
11/02/2025 | 08:22

O Rio Grande do Norte foi reconhecido com a categoria Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, premiação concedida pelo Ministério da Educação (MEC) como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A entrega oficial foi realizada nesta segunda-feira (10), em cerimônia realizada em Brasília (DF), com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Camilo Santana. A secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista, representou o estado no evento.

A certificação é um reconhecimento às redes de ensino que implementaram políticas e estratégias eficazes para garantir a alfabetização das crianças na idade certa. Com essa conquista, o Rio Grande do Norte se junta a outras 13 unidades federativas que também alcançaram a categoria máxima, como Pernambuco, Ceará e Minas Gerais. O resultado é fruto de um esforço conjunto entre gestores, professores e a comunidade escolar na superação dos desafios educacionais.

10022025 seloouro SEECRN (2)
Secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista, representou o estado no evento - Fotos: ASSECOM/SEEC-RN

“Fizemos um acordo com todos os governadores e a grande maioria dos municípios para garantir 80% de alfabetização das nossas crianças até o segundo ano do ensino fundamental. Esse é o compromisso diante do futuro do nosso país, com a entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, frisou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a entrega.

Para a obtenção do selo, os estados e municípios passaram por um processo avaliativo criterioso, que considerou indicadores de desempenho e comprovações de boas práticas enviadas por meio da plataforma SIMEC, no módulo CNCA. O Rio Grande do Norte se destacou pela implementação de políticas educacionais estruturadas, com destaque para a Política Territorial de Alfabetização de Crianças do estado, o Pró-Alfa RN.

A secretária Socorro Batista celebrou a conquista e ressaltou o impacto das ações implementadas pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) para fortalecer a alfabetização. “Esse reconhecimento simboliza o compromisso do Rio Grande do Norte com o direito à educação de qualidade, especialmente no momento crucial da alfabetização. O Selo Ouro é fruto do trabalho incansável de nossos professores, gestores e equipes pedagógicas, que acreditam que alfabetizar é transformar vidas e garantir cidadania. Continuaremos avançando para que todas as crianças potiguares tenham seu direito à alfabetização respeitado”, afirmou.

O programa Pró-Alfa RN tem sido peça-chave para o avanço na alfabetização, promovendo formação continuada para professores, suporte pedagógico para as escolas e monitoramento constante dos resultados de aprendizagem. Além disso, a premiação do MEC reforça a importância das estratégias locais no combate às desigualdades educacionais e no cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Com a conquista do Selo Ouro, o Rio Grande do Norte reafirma seu protagonismo na educação básica e serve de inspiração para outras redes de ensino que buscam garantir o direito de aprender às crianças brasileiras. A premiação destaca que o investimento em políticas públicas eficazes pode transformar a realidade educacional do país, garantindo um futuro mais promissor para as novas gerações.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
TJRN nega novo laudo psiquiátrico para ex-PM acusado de homicídio qualificado
Câmara Criminal mantém decisão de primeiro grau e rejeita alegação de insanidade mental; réu foi condenado a 12 anos de prisão
11/02/2025 às 21:04
Projeto qualifica adolescentes em privação de liberdade no RN
Curso de informática básica será oferecido em unidades socioeducativas de Natal, Caicó e Mossoró. Iniciativa inclui apoio do Sebrae e Senac para inclusão no mercado de trabalho
11/02/2025 às 19:39
MPRN quer proibir venda de bebidas em garrafas de vidro no Carnaval de Parnamirim
Medida visa garantir segurança e reduzir impactos ambientais. Prefeitura tem 10 dias para se manifestar sobre a recomendação
11/02/2025 às 19:28
Cursinho do DCE abre vagas para turmas de 2025
Preparatório vai selecionar alunos bolsistas para estudar e se preparar totalmente de graça para o Enem
11/02/2025 às 17:28
Coren-RN aponta falta de profissionais e estrutura precária no Hospital Regional de Caicó
Presidente relatou que a situação da unidade é preocupante, com déficit de enfermeiros e técnicos de enfermagem e ausência de infraestrutura básica
11/02/2025 às 17:17
Cristiane Dantas cobra soluções do governo para crise na saúde e superlotação do Walfredo Gurgel
Cristiane afirmou que “o Walfredo já enfrenta problemas estruturais devido às chuvas e continua superlotado”
11/02/2025 às 17:07
Fórum Natal do Futuro quer planejar a cidade para 2044 com base em dados e participação
Projeto foi sugerido pelo Sebrae e conta com a participação de diversas instituições públicas e privadas
11/02/2025 às 17:01
Governo Fátima propõe alteração nas regras de repasse aos poderes após aumento de 14% em 2025
Proposta será discutida pelo Poder Executivo após a atual fórmula ter causado um aumento significativo nos repasses em 2025
11/02/2025 às 16:51
RN investe R$ 184 milhões no Hospital Metropolitano para desafogar Walfredo Gurgel
Obra terá um investimento de R$ 184 milhões, com recursos do governo federal e contrapartida estadual
11/02/2025 às 15:59
Endividamento e inadimplência recuam em Natal
Dados da CNC apontam queda nos índices em janeiro de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024
11/02/2025 às 15:49