BUSCAR
BUSCAR
Audiovisual
Professora vence Festival de Cinema de Baía Formosa com o curta “Minhas Raízes”
Evento realizado durante o fim de semana reuniu mais de 2 mil pessoas e contou com mais de 80 filmes inscritos
Redação
05/12/2023 | 05:00

Com mais de 2 mil participantes, a 14ª edição do FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa atraiu entusiastas do cinema no litoral sul do estado. Realizado nos dias 1 e 2 de dezembro na Fazenda Estrela, turistas e moradores locais tiveram a oportunidade de desfrutar gratuitamente da exibição de filmes nacionais, internacionais e da mostra competitiva, que contou com mais de 80 filmes inscritos de todo o país.

A professora Kilma Batista, natural de Baía Formosa, foi a vencedora da 14ª edição do FINC com o filme “Minhas raízes”, conquistando o primeiro lugar na Categoria “Curtas de 1 minuto – Meu primeiro filme”. O filme retrata a trajetória da família Pereira da Silva, centrando-se no Sr. Cicero Pereira, um pescador com dois filhos.

Um deles, Cidclei, aprendeu valiosas lições de seu pai, como fazer redes, pescar e brincar de pipa. Kilma, professora da rede pública de ensino, baseou o roteiro em eventos reais ocorridos em Baía Formosa, onde o filme foi gravado.

Na categoria “Curtas de 1 minuto”, com o tema “Retrospectiva”, o segundo lugar foi para o filme “Calunga Big Rider”, de Ana Carolina de Natal/RN, e o terceiro lugar para “Herança”, de Rafael Brandão de Pouso Alegre/MG. O FINC é reconhecido como um dos mais importantes festivais independentes do Nordeste e apresentou outras duas mostras competitivas: a cineasta potiguar Lívia Motta venceu na categoria Mostra Potiguar com o filme “Colchão D’água”, enquanto na categoria Pérolas do RN, “Carnaúba dos Dantas: Terra do Monte do Galo”, de Gabriel Victor, foi o vencedor. Todos os filmes premiados receberam troféus, e os dez melhores da categoria “Curtas de 1 minuto – meu primeiro filme” serão exibidos em abril de 2024 no Festival OFF Câmera, na cidade de Cracóvia, na Polônia.

Durante os dois dias, o festival ofereceu exibições de filmes estrangeiros, apresentações musicais, festival de pipas, feirinha de empreendedorismo e ações ambientais. O encerramento contou com a presença do cantor Rodrigo Lacaz, apresentando um repertório composto por clássicos do cinema internacional.

Neste ano, o Festival foi realizado no Arteco Camp, instalado na Fazenda Estrela em Baía Formosa, um espaço que se destaca por sua abordagem sustentável e artes integradas. Criado em 2022, o local tem se tornado referência nessas áreas. O Festival é realizado pela GREMI Film, com o apoio da Prefeitura Municipal de Baía Formosa, Projeto Eco Estrela e Dragmor Brasil. Confira a programação completa do evento.

FILMES VENCEDORES DO 14º FINC – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE BAÍA FORMOSA

Curta de 1 minuto – Meu primeiro filme

1º lugar – “Minhas Raizes” – Kilma Batista
2º lugar – “Calunga Big Rider” – Ana Carolina
3º lugar – “Herança” – Rafael Brandão

Mostra Potiguar – “Colchão D’água” – de Lívia Motta

Pérolas do RN – “Carnaúba dos Dantas: Terra do Monte do Galo” – De Gabriel Victor

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.