BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2020
Professor Wyllys quer levar experiência no IFRN à Câmara Municipal de Natal
Responsável por gerir o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte entre 2016 e 2016, Wyllys Farkatt acumula resultados de excelência na gestão pública; candidato propõe inclusão de novas tecnologias na rede municipal de ensino
Redação
04/11/2020 | 05:20

Wyllys Farkatt tem um currículo impecável na educação pública. Em abril de 2020, ele terminou o mandato de reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O cargo foi entregue ao sucessor com certificados de excelência administrativa e de boa utilização dos recursos públicos. Agora, após 25 anos de dedicação ao setor educacional, o professor quer levar a experiência de gestor à Câmara de Vereadores de Natal.

Candidato pelo Partido Verde (PV), ele espera levar diversos projetos para ao Legislativo municipal. Uma das propostas dele é a criação de programas para ampliar o uso de ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem em Natal. Ele projeta medidas para articular ações entre as redes municipal, estadual e federal de ensino.

Ele também propõe o programa “Natal: Cidade da Nuvem”. “O sistema prevê a criação de computador virtual, com a tecnologia de armazenamento de dados em nuvem, nas escolas da rede de ensino municipal. O mecanismo será acessado por meio do Kit de Inclusão Digital”, explica.

Ele avalia que o modelo de Inclusão Digital, de baixíssimo custo, poderá ser entregue aos alunos da rede municipal de ensino. Neste formato, a CPU, cartão de memória, além dos demais equipamentos (teclado e mouse) podem ser conectados a uma TV.

Caso eleito, a expectativa do candidato do PV é levar toda a experiência adquirida ao longo da docência e da gestão na IFRN ao Legislativo municipal. Durante o período em que Wyllys foi reitor, o instituto federal alcançou quatro mil estudantes inseridos no mundo do trabalho, 2,7 mil Bolsas de Apoio à Formação, 100 títulos publicados pela Editora IFRN, 59 registros de software, 14 patentes depositadas, sete marcas registradas, 2,2 mil projetos de Pesquisa e Inovação, entre outras.

O professor Wyllys é graduado em Ciências Biológicas, com especialização em Bioecologia, mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e doutorado em Educação. Atuando desde 1995 na IFRN, Wyllys Farkatt desempenhou diferentes funções que vão desde coordenador de planejamento até alcançar o cargo de reitor do IFRN, entre 2016 e 2020. Nos quatro anos à frente da reitoria, ele aponta a transparência com as contas públicas como uma das principais conquistas no cargo.

Durante sua administração, foi restabelecido o referencial de credibilidade em gestão no IFRN. Em 2017, a instituição recebeu o “Certificado de Contas de Gestão”, feito que havia sido alcançado pela última vez há 28 anos. Em 2019, o IFRN foi identificado como a segunda instituição com o melhor Índice de Gestão e Governança (IGG) do Tribunal de Contas da União (TCU) e a quinta entre 418 instituições no Brasil. Já em 2020, ainda na reitoria, o professor Wyllys conseguiu mais de R$ 16 milhões em emendas da bancada federal. Montante destinado a melhorias na infraestrutura da instituição federal.

Além dos bons resultados na gestão educacional, Wyllys Farkatt também tem propostas para o transporte público e planejamento urbano. Ele projeta a criação do programa “Natal Caminha”, que estipula criação de circuitos de caminhada e de melhoria da iluminação pública em avenidas e praças. O mecanismo também vai fomentar o uso de bicicletas com ciclovias mais seguras e adoção dos “bike lockers” (bicicletários).

Ele também defende projeto para o compartilhamento de carros, bem como vai propor políticas e alternativas para aumentar o uso do transporte coletivo. O candidato, caso eleito, quer implantar o programa “Cidade Mais Digital”, que prevê ações de incentivo ao empreendedorismo e ao voluntariado.

O candidato levanta, ainda, propostas para a constituição de núcleos para Apoio às Pessoas com necessidades específicas, bem como a de identificar estudantes em vulnerabilidade social. Ele sugere a abertura de cursos para formação profissional e de educação de Jovens e Adultos. A proposta inclui plataformas de aprendizagem virtual para ampliar a oferta de ensino à população.

Para a saúde, o candidato pontua projetos para ampliar oferta de atendimento homeopático, além da criação farmácia fitoterápica. Wyllys Farkatt propõe a inclusão de terapias alternativas no sistema público de saúde de Natal. Outro projeto é a informatização de todas as unidades municipais de saúde.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.