BUSCAR
BUSCAR
Mudança

Procópio Lucena é nomeado novo diretor-presidente do Igarn

Procópio Lucena traz vasta experiência na gestão de recursos hídricos e no desenvolvimento rural sustentável
Redação
12/02/2025 | 14:59

A governadora Fátima Bezerra (PT) nomeou nesta quarta-feira 12 Procópio Lucena como o novo diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn).

Segundo Fátima Bezerra, o novo diretor-presidente tem ampla experiência na gestão de recursos hídricos e no desenvolvimento rural sustentável.

igarn
Fátima Bezerra e Procópio Lucena. Foto: Sandro Menezes/ASSECOM

Graduado em Engenharia Agrônoma pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), atual Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Procópio Lucena acumula mais de 3.500 horas de formação em políticas públicas, mudanças climáticas e convivência com o semiárido.

Desde 2023, atuava como gestor técnico do Igarn, supervisionando ações de gestão hídrica. Entre 2013 e 2022, foi articulador e assessor no Movimento dos Atingidos pela Construção do Complexo Barragem de Oiticica, com foco em questões sociais, ambientais e culturais.

Entre 2012 e 2023, presidiu o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, coordenando a implementação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia, especialmente em períodos de seca.

Ele também integrou conselhos estaduais como o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS), o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH) e o Conselho Estadual de Meio Ambiente.

No cenário internacional, representou a ASA na RIO+20 em 2012, participou do Encontro Internacional das Comunidades de Alimentos Tradicionais em Turim, Itália, em 2008, e de um programa de intercâmbio sobre desenvolvimento rural sustentável na Espanha, em 2009.

Entre 2000 e 2015, dirigiu a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) e coordenou a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da região. Também presidiu o Conselho Municipal de Assistência Social e de Saúde em Caicó em diferentes períodos.

Ao longo da carreira, participou de conferências municipais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais sobre meio ambiente, mudanças climáticas e sustentabilidade, consolidando-se como liderança na formulação de políticas públicas para a gestão de recursos hídricos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS