BUSCAR
BUSCAR
Economia
Presidente da Fiern destaca papel da indústria em congresso em Natal
Amaro Sales participou nesta semana de Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos para Aviação
Redação
20/05/2022 | 09:12

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales de Araújo, participou da abertura do 2º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação (RBQAV), que foi realizada na noite de segunda-feira 16, no hotel Wish, na Via Costeira, em Natal.

Com a presença do ministro Paulo Alvim, da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), dentre outras autoridades, o evento tem como objetivo promover a interação dos diversos segmentos envolvidos na produção e utilização de combustíveis alternativos, principalmente o bioquerosene para aviação.

Amaro Sales disse que a indústria não poderia deixar de participar do Congresso. “O Brasil vive um momento onde se fala em energia. O mundo fala em energia. Com a garantia, a valorização das energias renováveis, a gente vê a importância que a indústria precisa da energia”, comentou.

Ele assegurou que o Rio Grande do Norte vai exportar energia para o mundo de forma sustentável. “O Senai tem uma participação efetiva no Brasil através de sua rede com um apoio à indústria nacional, que tem muito a contribuir com o governo [federal]”, disse o presidente da Fiern.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, ressaltou a pauta debatida no Congresso e disse que o Ministério tem um conjunto de parceiros que vem trabalhando há bastante tempo. Ele ressaltou o “momento de transição energética” e a busca de tecnologias limpas do ponto de vista energético. Além disso, também disse que conhece e destacou o trabalho desenvolvido pelo ISI-ER. “Já é parceiro do Ministério em outas iniciativas na área de eólica, por exemplo”, comentou.

Paulo Alvim citou “diversos trabalhos” que são desenvolvidos pelo Instituto e que “pensa e deve construir mais parcerias com o ISI”.

Também presente ao evento, Rodrigo Mello, diretor regional do Senai-RN, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), declarou que é um orgulho participar de um evento que é um ambiente de criação de biocombustíveis. “Precisamos entregar às gerações que nos sucedem um ambiente melhor e mais limpo do que o que vivemos”, declarou.

Mello frisou que o local para desenvolver isso é o Brasil. “Pelo diferencial da nossa agropecuária, da nossa agricultura tropical, diferencial competitivo em relação ao restante do mundo e pelas condições de produzir essa energia a partir de energias renováveis”, explicou.

Já a presidente do Congresso e coordenadora da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação, Amanda Gondim, lembrou a necessidade de tornar o bioquerosene se tornar uma realidade.

ISI-ER apresenta no evento projeto de combustível sustentável

Durante o 2º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação (RBQAV), o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) apresenta o projeto de produção de Combustível Sustentável de Aviação, que está em desenvolvimento no Instituto, em Natal.

“É uma oportunidade para compartilhar o que estamos fazendo em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em áreas que já trabalhamos há mais de 10 anos e que trazem perspectivas de ampliação de opções para aproveitamento das energias renováveis”, disse Rodrigo Mello.

Ainda dentro da programação, o diretor Rodrigo Mello participou da mesa redonda “Produção e uso de hidrogênio”. Já a pesquisadora Fabíola Correia, do ISI-ER, participou da mesa redonda a respeito dos “Combustíveis aeronáuticos sintéticos”.

Na última segunda-feira 16, uma comitiva formada por integrantes do congresso participou de visita técnica ao ISI-ER coordenada pelo diretor Rodrigo Mello junto com os pesquisadores Fabiola Correia de Carvalho e Juan Ruiz em que foram apresentados os laboratórios de Eólica, Solar e QAV, ou seja, todas as tecnologias relevantes para produção do combustível sustentável de aviação.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.