BUSCAR
BUSCAR
Posicionamento

Presidente da Câmara de Natal apoia proposta de PPP para gestão de Ponta Negra

Eriko Jácome vê parcerias público-privadas como uma possível solução para manutenção e organização da principal praia de Natal
Redação
16/01/2025 | 12:33

A proposta do vereador Aldo Clemente (PSDB) de implementar uma Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão de Ponta Negra, uma das principais praias de Natal, ganhou o apoio do presidente da Câmara Municipal, Eriko Jácome (PP). A ideia é garantir a manutenção e organização do local, que passa atualmente pela obra de engorda da faixa de areia.

Para Eriko Jácome, que é administrador de empresas por formação, as PPPs oferecem um modelo eficiente de gestão para grandes projetos. “Acredito muito na parceria das PPPs. Seria público privado, porque não adianta a Prefeitura do Natal entregar uma obra de uma grandeza para a população e ela ficar abandonada, sem cuidado”, disse ele, em entrevista nesta quarta-feira 15 ao Brasil Urgente RN, da TV Band.

Eriko Jácome (35)
Para Eriko Jácome, que é administrador de empresas por formação, as PPPs oferecem um modelo eficiente de gestão para grandes projetos. Foto: José Aldenir / Agora RN

“Se você não quer entrar num banheiro poluído, quebrado, se tivesse um banheiro confortável, limpo, você pagaria uma oportunidade daquele banheiro ser todo revitalizado e certamente cuidado diariamente pelas empresas que adquirirem”, defendeu Eriko Jácome.

Em entrevista recente, o líder do prefeito Paulinho Freire (União Brasil) na Câmara, Aldo Clemente, propôs que o modelo de PPP seja aplicado no local para assegurar organização e melhorias contínuas após a finalização da engorda.

No ano passado, foram aprovadas as concessões do Complexo Turístico da Redinha e do Teatro Sandoval Wanderley. Pelo projeto, a área total de 16,5 mil metros quadrados do Complexo Turístico da Redinha será concedida à iniciativa privada por até 25 anos. Já a concessão do Teatro Sandoval Wanderley, no bairro do Alecrim, para o Serviço Social do Comércio (Sesc) será por 20 anos.

Engorda de Ponta Negra

A obra da engorda de Ponta Negra, que deve ser finalizada ainda em janeiro, irá conter os efeitos da maré alta na orla, proteger a infraestrutura urbana e impulsionar o turismo local. 

A obra da engorda é, na prática, um aterro hidráulico que, quando finalizado, proporcionará à praia de Ponta Negra e uma parte da Via Costeira uma faixa de areia aumentada em até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta, em todo os seus 4 km de engorda.

A obra começou no dia 30 de agosto, em seguida foi paralisada por problemas com a jazida inicial, e foi retomada no dia 21 de setembro.

A revitalização da Praia de Ponta Negra inclui ainda um sistema de zoneamento para organizar o uso da nova faixa de areia. A medida busca equilibrar as diferentes necessidades de frequentadores, comerciantes e esportistas, promovendo um uso sustentável e ordenado.

Engorda de Ponta Negra, que está com cerca de 80% de conclusão, já proporciona faixa de areia de até 100 metros na maré seca, o que tem atraído banhistas / Foto: José Aldenir - Agora RN
Engorda de Ponta Negra proporciona faixa de areia de até 100 metros na maré seca, o que tem atraído banhistas / Foto: José Aldenir – Agora RN

NOTÍCIAS RELACIONADAS