BUSCAR
BUSCAR
Cultura
Prefeitura do Natal recebe doação do acervo do poeta Moacy Cirne
Nascido em Caicó, Moacy foi professor da Universidade Federal Fluminense e se notabilizou por participar da fundação do Poema Processo e sua extensa pesquisa sobre Quadrinhos, reconhecida internacionalmente em premiações e festivais
Redação
25/11/2020 | 12:13

No início deste mês de novembro, mais especificamente no dia 3, o Prefeito de Natal, Álvaro Dias recebeu o secretário de Cultura, Dácio Galvão para tratar de três assuntos importantes relacionados à arte e a cultura do município. O primeiro foi a respeito do longa-metragem “Chico Doido, de Caicó”, filme baseado na obra dos escritores Nei Leandro de Castro e Moacy Cirne, que será rodado em Natal. O filme é uma homenagem aos loucos e às figuras folclóricas do Rio Grande do Norte.

Roteirizado e idealizado por Leon Góes, o filme nasce do desejo de resgatar a memória de poetas e personagens folclóricos que vivem através da oralidade, poetas que não tiveram textos publicados e que vivem apenas na memória coletiva.

O chefe do executivo municipal destacou a importância da obra. “Importante explorar esse universo, as curiosidades e personagens históricos e folclóricos do nosso estado. Bom saber que a seleção dos atores e atrizes para o filme será feita aqui em Natal”.

Em seguida, Álvaro Dias recebeu Ormuz Simoneti, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte – IHGRN, na qual foi lhe entregue o título de Sócio Benemérito do Instituto pela atenção dada aos anseios da instituição.

Simoneti destacou que o IHGRN é a mais antiga entidade cultural do Rio Grande do Norte, fundada em Natal, no dia 29 de março de 1902, e abriga coleção museológica, documental e bibliográfica referente à história e cultura do Estado.

E por fim, a Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira, localizada na sede da Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte), ganha um dos acervos mais emblemáticos e ricos da cultura potiguar.

O prefeito Álvaro Dias e o secretário de Cultura, Dácio Galvão, receberam oficialmente o acervo do poeta, professor e artista visual Moacy Cirne, falecido em 2014. Mais de cinco mil títulos entre livros, revistas, pesquisas e jornais farão parte da Biblioteca Esmeraldo Siqueira, que terá um espaço especial dedicado ao acervo do maior estudioso brasileiro das histórias em quadrinhos e fundador do poema processo. 

Isadora Cirne, filha de Moacy, foi recebida pelo prefeito e a equipe da Secult. “Nós estamos felizes que o acervo dele esteja aqui na sua terra”, contou Isadora.

Sobre o poeta

Nascido em Caicó, Moacy foi professor da Universidade Federal Fluminense e se notabilizou por participar da fundação do Poema Processo e sua extensa pesquisa sobre Quadrinhos, reconhecida internacionalmente em premiações e festivais.

“Para nós da Prefeitura é uma honra e alegria receber o acervo deste seridoense que ganhou fama internacional e reconhecido por sua obra. Os estudantes e as novas gerações poderão conhecer sua obra e também ter acesso a suas pesquisas e estudos”, comentou o prefeito Álvaro Dias. O acerco estará à disposição do público natalense no horário das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.