O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), e o secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, se reuniram nesta quinta-feira 29 com representantes do Programa Mais Médicos e firmaram um acordo para o reajuste do auxílio financeiro pago pelo Município aos profissionais que atuam na capital. Após mais de dez anos sem atualização, o acordo representa um avanço importante na valorização da Atenção Primária à Saúde (APS) em Natal.
O encontro formalizou o compromisso da gestão municipal com a recomposição do valor da ajuda de custo mensal destinada às despesas com moradia e alimentação, que estava defasada desde 2014. O auxílio é pago pela Prefeitura do Natal e complementa a bolsa concedida pelo Ministério da Saúde aos médicos vinculados ao programa.

Durante a reunião, o prefeito Paulinho Freire destacou que a iniciativa integra o conjunto de ações da gestão para fortalecer a rede municipal de saúde e garantir um atendimento mais qualificado à população. “Nosso objetivo é avançar na oferta de uma saúde melhor para os natalenses. Estamos investindo na melhoria da infraestrutura dos serviços e, ao mesmo tempo, valorizando os profissionais, oferecendo melhores condições de trabalho e permanência, para que possam prestar uma assistência cada vez mais qualificada à população”, afirmou.
Para o secretário de Saúde de Natal, Geraldo Pinho, o diálogo com os trabalhadores foi bastante proveitoso. “A importância desse encontro está no aspecto colaborativo, na harmonia e na sintonia entre gestão e profissionais. Mais do que isso, trata-se de unir esforços para criar um ambiente melhor para quem está na ponta, entregando diariamente a assistência aos munícipes”, destacou.
Além do reajuste, ficou pactuada a realização de reuniões anuais entre a gestão municipal e os profissionais do Programa Mais Médicos, com o objetivo de discutir melhorias no processo de trabalho. Segundo o secretário, a proposta é avançar para uma política permanente de valorização. “Esse reajuste não vai parar por aqui. Vamos pactuar, ao longo da gestão, uma previsibilidade de atualização anual, além da criação de mecanismos baseados em metas e indicadores para gratificações adicionais”, explicou Geraldo Pinho.
Médico da Unidade de Saúde Felipe Camarão III, Jhonatan Jhones destacou a relevância do momento e da abertura ao diálogo promovida pela gestão municipal. “Esse encontro representou um passo importante para fortalecer o espírito colaborativo entre a gestão e nós, médicos do programa, e para construir soluções conjuntas”, afirmou.
O Programa Mais Médicos tem como objetivo garantir a presença de profissionais em regiões prioritárias, remotas, de difícil acesso ou com alto índice de vulnerabilidade social, onde há escassez ou ausência de médicos. Atualmente, cerca de 75 profissionais vinculados ao programa atuam em Unidades de Saúde do município, ampliando o acesso da população aos serviços da Atenção Primária.