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Pandemia
Prefeitura do Natal amplia horário de funcionamento de bares, restaurantes, supermercados e shoppings
Ampliação no horário, segundo a prefeitura municipal, tem a finalidade de fortalecer as ações de enfrentamento à Covid-19 na capital
Redação
24/12/2020 | 11:01

A Prefeitura do Natal ampliou nesta quinta-feira 24 o horário de funcionamento de bares, restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação até 1h. Até esta semana, com a retomada das atividades do segmento de serviços, o horário permitido até às 23h.

A portaria com novas regras para o setor da alimentação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira. A ampliação no horário, segundo a prefeitura municipal, tem a finalidade de fortalecer as ações de enfrentamento à Covid-19 na capital. Em outras capitais brasileiras, a ampliação no horário de bares e restaurantes foi aplicada com o objetivo de reduzir aglomerações.

A portaria também traz mudanças para o comércio de rua, galerias comerciais e centros comerciais. O horário de funcionamento destes locais será das 7h às 20h, de segunda-feira a sábado.

Além disso, os supermercados e hipermercados podem funcionar das 7h às 22h todos os dias da semana. Os shoppings centers poderão funcionar das 10h às 0h, todos os dias da semana.

Segundo a prefeitura municipal, as regras de segurança biossanitária seguem obrigatórias: proibição da circulação de pessoas sem máscaras, uso de alcóol em gel e limitação na quantidade de pessoas no mesmo estabelecimento permanecem.

Transporte público

Segundo a Prefeitura do Natal, o transporte público poderá sofrer alterações a qualquer tempo, inclusive com alteração de horários e majoração ou minoração da frota. No entanto, o texto não aponta mudanças efetivas para a ampliação da frota de ônibus da capital.

Veja os protocolos de segurança para bares e restaurantes:

  1. Recomendação de aferição de temperatura de clientes e fornecedores, antes de qualquer
    contato com os colaboradores.
  2. Uso obrigatório de máscara de proteção para fornecedores, colaboradores e clientes, os
    quais poderão retirá-la somente enquanto estiverem fazendo suas refeições.
  3. Readequação dos salões, com distanciamento de 2 metros entre mesas.
  4. Reforçar a higienização de mesas e cadeiras, repetindo o procedimento para cada mesa
    encerrada e antes de receber novos clientes.
  5. Áreas de lavabo, pias e banheiros devem ter a higienização reforçada e intensificada. Dispor álcool 70º
    INPM nesses pontos e afixar instruções de lavagens de mal e uso de álcool para conscientização dos clientes.
  6. Organizar turnos específicos para limpeza, sem contato com as demais atividades do
    estabelecimento, realizando limpezas antes do início dos turnos, nos intervalos e no fechamento.
  7. Manter portas e janelas abertas em tempo integral, nos estabelecimentos em que isso seja possível.
  8. Limitar as mesas ao número máximo de 8 (oito) pessoas, mantendo os distanciamentos
    recomendados (família e companheiros de trabalho, que naturalmente já tem contato).
  9. Cobrir a maquineta de pagamentos com filme plástico, para facilitar a higienização após cada uso.
  10. Evitar cumprimentos com contato físico entre os profissionais com clientes, como
    cumprimentos com aperto de mão, abraços etc.
  11. A limpeza dos banheiros deve ocorrer a cada hora.
  12. Será permitido apenas a permanência de clientes no interior do ambiente que estejam
    sentados em mesas, ficando vedada o uso de venda em balcão para consumo no local.
  13. Para os clientes sentados, seguir as linhas gerais e distanciamento estabelecido.
  14. Pratos, talheres e galheteiros não devem ficar expostos na mesa, devendo somente
    serem levados ao cliente, junto com a refeição, diminuindo o tempo de contato.
  15. Galheteiros devem ter sachês individuais e passar por processo de higienização a cada novo cliente.
  16. Priorizar alternativas digitais para leitura do cardápio (p. ex. QR Code) e caso não seja
    possível, plastificar ou tornar prática e simples a higienização do menu.
  17. Orientar o cliente a pagar em cartões e de preferência por métodos de aproximação.
    Quando usar dinheiro, higienizar as mãos depois de receber e caso haja troco, entregar
    em saquinho para o cliente.
  18. Promover o distanciamento de 1,5 m (um metro e meio) entre pessoas nas filas na
    entrada ou para o pagamento, com marcações no chão com essa distância.
  19. Estabelecer o distanciamento também para os funcionários da cozinha e, se possível, dividir em turnos.
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