24/12/2020 | 11:01
A Prefeitura do Natal ampliou nesta quinta-feira 24 o horário de funcionamento de bares, restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação até 1h. Até esta semana, com a retomada das atividades do segmento de serviços, o horário permitido até às 23h.
A portaria com novas regras para o setor da alimentação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira. A ampliação no horário, segundo a prefeitura municipal, tem a finalidade de fortalecer as ações de enfrentamento à Covid-19 na capital. Em outras capitais brasileiras, a ampliação no horário de bares e restaurantes foi aplicada com o objetivo de reduzir aglomerações.
A portaria também traz mudanças para o comércio de rua, galerias comerciais e centros comerciais. O horário de funcionamento destes locais será das 7h às 20h, de segunda-feira a sábado.
Além disso, os supermercados e hipermercados podem funcionar das 7h às 22h todos os dias da semana. Os shoppings centers poderão funcionar das 10h às 0h, todos os dias da semana.
Segundo a prefeitura municipal, as regras de segurança biossanitária seguem obrigatórias: proibição da circulação de pessoas sem máscaras, uso de alcóol em gel e limitação na quantidade de pessoas no mesmo estabelecimento permanecem.
Transporte público
Segundo a Prefeitura do Natal, o transporte público poderá sofrer alterações a qualquer tempo, inclusive com alteração de horários e majoração ou minoração da frota. No entanto, o texto não aponta mudanças efetivas para a ampliação da frota de ônibus da capital.
Veja os protocolos de segurança para bares e restaurantes:
- Recomendação de aferição de temperatura de clientes e fornecedores, antes de qualquer
contato com os colaboradores. - Uso obrigatório de máscara de proteção para fornecedores, colaboradores e clientes, os
quais poderão retirá-la somente enquanto estiverem fazendo suas refeições. - Readequação dos salões, com distanciamento de 2 metros entre mesas.
- Reforçar a higienização de mesas e cadeiras, repetindo o procedimento para cada mesa
encerrada e antes de receber novos clientes. - Áreas de lavabo, pias e banheiros devem ter a higienização reforçada e intensificada. Dispor álcool 70º
INPM nesses pontos e afixar instruções de lavagens de mal e uso de álcool para conscientização dos clientes. - Organizar turnos específicos para limpeza, sem contato com as demais atividades do
estabelecimento, realizando limpezas antes do início dos turnos, nos intervalos e no fechamento. - Manter portas e janelas abertas em tempo integral, nos estabelecimentos em que isso seja possível.
- Limitar as mesas ao número máximo de 8 (oito) pessoas, mantendo os distanciamentos
recomendados (família e companheiros de trabalho, que naturalmente já tem contato). - Cobrir a maquineta de pagamentos com filme plástico, para facilitar a higienização após cada uso.
- Evitar cumprimentos com contato físico entre os profissionais com clientes, como
cumprimentos com aperto de mão, abraços etc. - A limpeza dos banheiros deve ocorrer a cada hora.
- Será permitido apenas a permanência de clientes no interior do ambiente que estejam
sentados em mesas, ficando vedada o uso de venda em balcão para consumo no local. - Para os clientes sentados, seguir as linhas gerais e distanciamento estabelecido.
- Pratos, talheres e galheteiros não devem ficar expostos na mesa, devendo somente
serem levados ao cliente, junto com a refeição, diminuindo o tempo de contato. - Galheteiros devem ter sachês individuais e passar por processo de higienização a cada novo cliente.
- Priorizar alternativas digitais para leitura do cardápio (p. ex. QR Code) e caso não seja
possível, plastificar ou tornar prática e simples a higienização do menu. - Orientar o cliente a pagar em cartões e de preferência por métodos de aproximação.
Quando usar dinheiro, higienizar as mãos depois de receber e caso haja troco, entregar
em saquinho para o cliente. - Promover o distanciamento de 1,5 m (um metro e meio) entre pessoas nas filas na
entrada ou para o pagamento, com marcações no chão com essa distância. - Estabelecer o distanciamento também para os funcionários da cozinha e, se possível, dividir em turnos.