BUSCAR
BUSCAR
Coluna
PP focado na chapa de federal fará encontro neste sábado e Major Brilhante está seguro na nominata
Confira a coluna Notas e Informes desta quinta-feira 26
Redação
26/05/2022 | 11:14

O PP do Rio Grande do Norte fará neste sábado (28) um Encontro Estadual para reunir os seus nove pré-candidatos da nominata que concorrerá a Câmara dos Deputados. A prioridade do partido para as Eleições 2022 é manter a vaga em Brasília do deputado federal Beto Rosado, que cuida de segura os nomes que vão concorrer a deputado federal, para não atrapalhar sua reeleição. O foco dos Progressistas é “planejar é preciso”. E a nominata precisa garantir pelo menos 170 mil votos para eleger um deputado.

Em 2018, Beto Rosado que tinha o apoio e a força da então prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini conquistou 71.092 votos em todo Estado. Não se elegeu, mas uma disputa jurídica contra o PT conseguiu ser diplomado e até hoje ocupa a vaga que seria do deputado Fernando Mineiro, que teve 98.070 votos. Em Mossoró, Beto teve a maior votação com pouco mais de 16 mil votos. Mas, este ano, Mossoró conta com vários candidatos. O presidente da Câmara, Lawrence Amorim (Solidariedade) é o nome que ameaça Beto com o apoio do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Para a meta do PP ser alcançada em 2022, tudo necessita de alinhamento para a consolidação do projeto.

Na lista, o major Brilhante, nome que vem sendo incentivado e reúna a segunda maior votação da sigla é essencial. Do Alto Oeste, ele parte com uma boa votação. Brilhante como é militar pode ser filiar até o dia da convenção em julho. Caso ele decida lá na frente trocar de partido, inviabilizaria o PP para juntar os 170 mil votos. Do Seridó, o PP ainda tem nomes como o ex-prefeito Zé Lins (Currais Novos), a ex-vereadora Mara Costa (Caicó), o influencer digital Jerônimo do Sertão, bolsonarista que defende o presidente Bolsonaro nas redes sociais. Em Natal, Karla Veruska, que na eleição passada teve 42 mil votos e o vereador Vavá Azevedo de Parnamirim. Existe uma vaga a ser preenchida para completar os nove nomes. Existe uma possibilidade estratégica de lançar Rosalba Ciarlini a federal, para alavancar votos em Mossoró.

PSDB RN
O deputado Ubaldo Fernandes disse na Rádio Jovem Pan News Natal (93,5 FM), que não teve aproximação com Carlos Eduardo (PDT) quando foi vereador de Natal, além de que teve boa sintonia com Rogério Marinho durante a passagem do potiguar pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. A tendência é que todos os deputados do PSDB estejam ao lado de Rogério Marinho na disputa pelo Senado. “Acredito que a maioria pensa assim (apoiar Rogério Marinho), porque ele beneficiou muito o estado. Eu acho que em relação ao aos deputados do PSDB, a sua totalidade estará com Rogério Marinho. Ele foi um dos ministros de 20 anos para cá que trouxe mais recursos para o Rio Grande do Norte e fortaleceu nossas bases”, disse Ubaldo.

Na luta
Apesar do luto que ainda vive, a ex-primeira-dama de São Gonçalo do Amarante, Terezinha Maia (PL) continua com o projeto de concorrer a Assembleia Legislativa. Sonho do saudoso prefeito Paulinho Emídio, que faleceu pedindo para ela continua com o projeto. Terezinha tem entrado em contato com várias lideranças que foram conquistadas ainda por Paulinho.

Mudança
O prefeito Eraldo Paiva (PT) começou a fazer mudanças em São Gonçalo do Amarante. A exoneração de Marcus Kebyo Souza Batista como secretário Chefe do Gabinete Civil, que serviu os prefeitos Jaime Calado e Paulinho deu repercussão. Assumiu a função, o petista-professor Abel Neto, que em 2020 concorreu a vereador pelo PT e obteve 700 votos, ficando na suplência. Marcus foi remanejado para uma Secretaria Municipal Extraordinária.

Smart City
O prefeito Álvaro Dias palestrou ontem em São Paulo, no evento Smart City, que reuniu líderes, gestores, agentes governamentais e da iniciativa privada que pensam, planejam e estruturam a infraestrutura digital das cidades. O prefeito de Natal abordou temas como: inovações no Novo Plano Diretor de Natal e outros.

PL e PDT juntos
O deputado federal Josimar do Maranhãozinho, presidente do PL no Maranhão, anunciou apoio ao pré-candidato ao governo e senador, Weverton Rocha (PDT). O PL é o partido do presidente Jair Bolsonaro. O partido de Weverton Rocha, o PDT, tem como pré-candidato à Presidência da República o ex-ministro Ciro Gomes e, ainda assim, briga para ter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu palanque. Aqui no RN, o PL de Rogério Marinho e o PDT de Carlos Eduardo disputam a única vaga ao Senado.

Livre
A Democracia é sempre melhor do que qualquer forma de governo? Para 67,4 % da população potiguar, sim. É o que aponta pesquisa divulgada pelo Observatório da Democracia no Rio Grande do Norte (ObDemRN). Entre os dias 30 de abril e 2 de maio, o centro de estudos vinculado à pró-reitoria de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou 1.500 entrevistas em 51 municípios das 19 microrregiões do Estado. O levantamento traz um mapeamento da percepção dos potiguares acerca dos valores democráticos.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.