O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional estabeleceram novas regras para o sistema Open Finance, permitindo pagamentos por aproximação com o Pix, sem necessidade de acessar o aplicativo do banco. O lançamento dessa funcionalidade para o público geral está programado para fevereiro de 2025, conforme anunciado nesta quinta-feira 4.
O diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso, explicou que, a partir do ecossistema do Open Finance e da simplificação do processo de pagamento, será possível utilizar o Pix por aproximação.
As novas regras visam simplificar etapas nos pagamentos online e disponibilizar o Pix em carteiras digitais.
Além disso, as novas diretrizes ampliam o número de instituições participantes do Open Finance, incluindo aquelas relevantes em áreas como investimentos e operações de câmbio.
Damaso lembrou que a governança definitiva do Open Finance, que agora possui CNPJ próprio, foi aprovada anteriormente pelo BC. Ele ressaltou que o Open Finance já está em operação no Brasil, com algumas instituições financeiras desenvolvendo até 65 produtos baseados nesse sistema.
Durante a entrevista coletiva, Damaso mencionou que uma fintech economizou R$ 8 milhões em cheque especial através de uma linha de crédito mais barata ou uso de saldo disponível em outra instituição. Em outro exemplo, um banco aumentou o limite de crédito pessoal para seus clientes.