BUSCAR
BUSCAR
Segurança Pública

Pesquisa aponta que 80% dos turistas se sentiram seguros em Natal no Carnaval 2025

Pesquisa da Fecomércio reforça percepção positiva sobre segurança na capital potiguar
Agora RN
07/03/2025 | 18:48

Uma pesquisa realizada pela Fecomércio RN apontou que 80% dos turistas que estiveram em Natal durante o Carnaval de 2025 se sentiram seguros na cidade. O dado reforça a percepção positiva sobre a segurança pública na capital potiguar, que recentemente foi reconhecida como a mais segura do Brasil, conforme estatísticas do Ministério da Justiça. O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, atribuiu o resultado aos investimentos feitos pelo governo estadual e ao planejamento integrado das forças policiais.

De acordo com Araújo, a redução nos índices de criminalidade é resultado da modernização da frota da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto de Perícia, além da aquisição de equipamentos de proteção individual e inteligência. O governo também autorizou concursos públicos e ampliou o efetivo das forças de segurança. “A governadora Fátima Bezerra deu a missão e cobrou resultados. O trabalho integrado das forças de segurança e a dedicação dos agentes possibilitaram esses avanços”, afirmou.

Cel Araújo (16)
Cel. Araújo: “O trabalho integrado das forças de segurança e a dedicação dos agentes possibilitaram esses avanços". | Foto: José Aldenir / AGORA RN

Durante o Carnaval, houve reforço no policiamento ostensivo em todas as regiões do estado, incluindo os polos carnavalescos de Natal, Ponta Negra e Redinha, além de cidades do interior que tradicionalmente recebem um grande volume de foliões. O efetivo foi ampliado com a convocação de policiais de folga, que receberam diárias operacionais antecipadamente. O governo investiu R$ 7 milhões para garantir o pagamento do adicional aos agentes. “Os policiais estavam equipados, com viaturas novas e com o dinheiro extra no bolso antes mesmo do evento começar”, disse Araújo.

O balanço da Operação Carnaval aponta queda nas ocorrências de furtos e roubos de celulares, veículos e assaltos à mão armada em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o número de homicídios foi reduzido, confirmando a tendência de melhora na segurança pública do estado. “A integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto de Perícia, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e guardas municipais foi um diferencial que ampliou a presença do efetivo nas ruas e aumentou a sensação de segurança”, explicou o secretário.

A fiscalização da Operação Lei Seca também foi intensificada, resultando em uma redução de acidentes de trânsito e na ocupação hospitalar causada por colisões e atropelamentos. Blitzes foram realizadas em diversos pontos do estado, e motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool foram autuados em flagrante. “Nosso objetivo foi garantir a segurança de todos, desde os foliões até as pessoas que estavam apenas transitando pela cidade”, disse Araújo.

Para 2025, a Secretaria de Segurança Pública prevê o reforço do efetivo com a inclusão de 400 novos policiais militares e 70 oficiais, além da abertura de turmas para a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. “Temos boas expectativas para este ano. Estamos trabalhando para ampliar o efetivo e qualificar ainda mais nossos agentes, garantindo um serviço ainda melhor para a população”, afirmou o secretário.

Com a melhora nos índices de segurança e a atuação integrada das forças policiais, a expectativa é de que Natal continue atraindo turistas e fortalecendo o setor econômico. “Segurança pública não é só um benefício para os moradores. Quando um destino se torna seguro, ele se torna mais atrativo para o turismo, gerando emprego e renda para toda a população”, concluiu Araújo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS