16/11/2020 | 19:01
Na manhã desta segunda-feira 16, um peixe-boi marinho encalhou na Praia de Ponta do Mel, no município de Areia Branca na região da Costa Branca potiguar e foi resgatado pela equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN).
O animal, que se tratava de um filhote, de aproximadamente 1,24 metros e cerca de 31 quilos foi encontrado por moradores da região, que notificaram o PCCB para fazer o resgate.
De acordo com a equipe do Projeto Cetáceos, o animal estava com escoriações leves pelo corpo, com conjuntivite bilateral e moderadamente desidratado. Ainda na praia, o filhote de peixe-boi recebeu os primeiros cuidados veterinários e foi transportado para um recinto provisório, no intuito de dar início ao processo de estabilização do animal.
Devido aos poucos dias de vida do animal e a necessidade de alimentá-lo com leite materno, foi realizado o aleitamento artificial do filhote. Em seguida, ele foi transportado para o Centro de Reabilitação de Fauna Marinha do projeto, localizado na praia de Upanema, também em Areia Branca onde atualmente recebe tratamento veterinário especializado e deve permanecer enquanto durar o seu processo de reabilitação.
Os peixes-boi marinhos são uma espécie animal ameaçada de extinção, tendo no passado sido vítima de caça predatória ilegal, que em conjunto com o avanço das atividades de exploração de recursos naturais em áreas costeiras e estuarinas do litoral brasileiro – especialmente faixas litorâneas da região Nordeste e Norte – reduziram consideravelmente o habitat natural destes animais, sendo de extrema importância ações de preservação e conservação da espécie a fim de evitar o seu desaparecimento.