18/12/2020 | 06:11
A Prefeitura de Parnamirim começa, no próximo dia 25, uma fiscalização por meio da “Operação Verão”, com o objetivo de evitar aglomerações e proporcionar segurança para a população em meio à pandemia da Covid-19. Além disso, a Secretaria de Limpeza Urbana de Parnamirim (Selim) vai intensificar a limpeza das ruas e orla, além de fiscalizar o descarte de lixo com aplicação de multa.
Com as festividades do fim de ano e veraneio se aproximando, é comum que famílias de Natal e de outras cidades se desloquem para o litoral Sul potiguar, principalmente para Pirangi, localizado em Parnamirim.
De acordo com Marcondes Pinheiros, secretário da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (SESDEM), a “Operação Verão” este ano será atípica, pois além das ocorrências de crimes de poluição sonora, perturbação de sossego e outras, as autoridades devem fiscalizar e fazer cumprir as novas medidas de segurança estabelecidas em função da pandemia.
“Os profissionais farão rondas e abordagens de conscientização alertando para o atual momento. É importante que a população respeite as normas e evite aglomerações e entenda que nosso trabalho compete em garantir a segurança de todos”, disse Marcondes.
Pontos fixos de atendimento serão disponibilizados. As diretrizes da “Operação Verão” foram definidas com representantes do Ministério Público, Polícia Civil e Militar, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e Transportes. Em caso de denúncia, os telefones disponíveis são os números 190 e 156.
Com relação à limpeza das ruas e do litoral da cidade, o secretário da Secretaria de Limpeza Urbana de Parnamirim (Selim), Fernando Fernandes, afirma que vai aumentar o número de carros para coleta de lixo, com o recolhimento diário. A secretaria também adquiriu um novo carro de varredura para limpeza das ruas.
Quem não cumprir com as orientações de descarte de lixo será notificado. A prefeitura diz que todos os reparos com relação à iluminação já foram realizados, que o litoral está bem iluminado e preparado para o veraneio.
O último decreto da prefeitura, publicado no dia 7 de dezembro, vetou festas comemorativas neste fim de ano, como a tradicional queima de fogos no Natal e réveillon, shows e eventos nas praias de Pirangi, Pium e Cotovelo. Fora isso, os bares e restaurantes terão que funcionar com até 50% de sua capacidade e encerrar suas atividades às 22h.