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Planejamento
Parnamirim retoma aulas em 1º de fevereiro para concluir 2020
Secretaria explica que, para esta fase de retorno, será adotado ensino híbrido, seguindo protocolos de saúde e obedecendo decretos
Redação
14/01/2021 | 06:50

As atividades escolares na rede municipal de ensino de Parnamirim, na Grande Natal, serão retomadas no dia 1º de fevereiro, para continuação do ano letivo de 2020. O período letivo deve se encerrar no dia 19 de março, para os estudantes do ensino fundamental e do EJA. De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura (Semec), o período letivo 2021 está previsto para começar na primeira semana de abril, conforme o planejamento do calendário escolar.

A secretária de Educação de Parnamirim, Justina Iva, explica que, para esta fase de retorno das atividades, será adotado o ensino híbrido, seguindo os protocolos de saúde e obedecendo os decretos estadual e municipal.
“As aulas de forma híbrida serão apenas para os alunos do Ensino Fundamental e EJA, conforme autorizado pela área da saúde. Todas as escolas que aceitaram seguir os protocolos de combate ao novo coronavírus terão o apoio da secretaria para o retorno das atividades”, conta.

A Semec acrescenta que possui um comitê de gestão para o retorno às aulas presenciais, com representação de 21 instituições, incluindo o Ministério Público, Conselho de Direito à Criança e Conselho Tutelar, o qual definiu que 50% dos alunos por turma poderão comparecer presencialmente na escola. O restante terá aula a distância.

“Vamos trabalhar com 50% dos alunos por sala, de cada turma. Além disso será feito um revezamento dos alunos que estão a distância e presencialmente a cada 15 dias. Também iremos garantir o distanciamento entre eles nas escolas e no transporte escolar, que já está em contratação para os estudantes de Parnamirim”, acrescenta.

Na educação infantil, não haverá aula presencial e sim atividades remotas, como aconteceu em 2020. Este ano, o calendário inicia em 1º de março.
“No ano passado, não tivemos aulas na educação infantil, mas não haverá impedimentos para que as crianças avancem. As atividades deste ciclo estão planejadas para o dia 1º de março, conforme o calendário, de forma remota. Claro que será totalmente diferente. O retorno presencial depende da questão da vacina e do parecer técnico da área de saúde”, explica.

Ainda em 2020, Parnamirim recebeu os parabéns do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pelo desempenho do programa Busca Ativa, com relação à recuperação dos alunos evadidos em meio à pandemia. O programa busca apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

“Nós recebemos os parabéns do Unicef, por recuperar mais de mil alunos. Tivemos um excelente desempenho em parceria com o Conselho Tutelar e as visitas realizadas nas casas dos estudantes” confirma.

As aulas presenciais nas escolas municipais de Parnamirim estão suspensas desde março de 2020, devido à pandemia do coronavírus. Vários estados adotaram medidas extremas para lidar com o novo cenário, dentre elas a suspensão de aulas presenciais. A Semec enxerga a medida como essencial para frear o contágio da Covid-19 em Parnamirim.

Matrículas 2021

Os alunos que já estão na rede terão suas matrículas renovadas automaticamente logo após o término do ano letivo de 2020, exceto os que solicitarem transferência. As matrículas para alunos com deficiência (novatos) podem ser feitas de forma antecipada até o dia 29 de janeiro. De 1° a 10 de fevereiro é o período para matrícula dos novos alunos da educação infantil, sendo do dia 1° a 5 as matrículas para a pré-escola e de 8 a 10, para a creche.

De 1º a 5 de fevereiro deverão ser feitas as matrículas dos alunos encaminhados dentro da rede. Nesse período, a Semec encaminhará as relações dos alunos para as escolas nas quais os pais optarem por matricular os filhos.

Já em março, o período de 22 a 26 será utilizado para atender aos alunos novos, que procurarem a rede para matrículas no ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA).

Os alunos que não conseguirem se matricular nas datas correspondentes podem se dirigir à Semec, na Rua Cícero Fernandes Pimenta, 1379A, em Santos Reis, das 7h30 às 11h30, especificamente no setor da Assessoria de Inspeção Escolar. As dúvidas poderão ser sanadas por meio do contato direto com o inspetor escolar Lúcio Barros, no WhatsApp (84) 99403-4505.

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