A “Operação Verão” do SENAI do Rio Grande do Norte chega, neste sábado 25, à Redinha. A ação será realizada das 9h às 12h, nas proximidades das igrejas da praia e do novo Mercado, o complexo turístico recém-inaugurado na área.
“Na programação, será possível aprender sobre o Selvagem Elétrico – o primeiro buggy elétrico desenvolvido no Brasil para regiões com dunas – e também sobre energia solar, além de técnicas de culinária com foco em peixes, na Unidade Móvel do SENAI Alimentos”, diz Amora Vieira, diretora dos Centros de Educação e Tecnologias do SENAI na capital (o CTGAS-ER, o SENAI Moda, o SENAI Alimentos e o SENAI Construção Civil).
Programação
Além da exibição do buggy elétrico e da demonstração prática de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica off grid – com informações sobre formações profissionais que envolvem as áreas – a unidade móvel do SENAI Alimentos estará no local para aulas gratuitas com técnicas de preparo de pratos à base de peixes.
Serão oferecidas duas turmas, com 15 vagas, cada. Das 9h30 às 10h30, a aula será de Ceviche de tilápia. Das 11h às 12h, de Tainha ao molho de coco.
Para participar, é preciso fazer inscrição prévia, por meio do formulário https://forms.office.com/r/V7bbRjSueS, e selecionar uma das turmas. As oficinas serão promovidas em parceria com a empresa Coco & Cia.
“A Operação Verão é uma estratégia para intensificar a nossa presença perto do público, possibilitando às pessoas experimentarem o que o SENAI pode oferecer, interagirem com a nossa equipe de instrutores e com áreas em que a gente atua”, observa a diretora.
“Será um momento de descontração onde vamos demonstrar o que o SENAI pode entregar para a indústria do estado e para a sociedade. O pilar da estratégia é essa aproximação e o conhecimento, incluindo aquilo que de melhor o SENAI faz, que é o ensinar na prática”, acrescenta.
Leia também: Operação Verão do Senai em Ponta Negra oferece novidades
Ponta Negra
No último sábado 18, a estreia da Operação foi realizada em Ponta Negra. O evento marcou presença em frente ao Deck da praia, com uma série de atividades disponíveis para o público.
“Foi uma manhã de lazer com muita interação, ofertas especiais e até um quiz, com recompensas, para os visitantes testarem conhecimentos sobre temas como moda, refrigeração, energias renováveis, segurança do trabalho e eletromobilidade”, diz Amora Vieira.
Descontos para diversos cursos de aperfeiçoamento e de níveis técnico e superior foram anunciados, e, na Redinha, também serão ofertados.
A programação em Ponta Negra levou para a praia, ainda, demonstrações de primeiros-socorros, para estimular medidas de prevenção e respostas adequadas a situações como engasgos e afogamentos.
“A ideia é proporcionar às pessoas na praia um conhecimento básico com relação a duas realidades: afogamentos, em casos em que a vítima tem parada cardiorespiratória, e desengasgo, incluindo a prática de RCP (reanimação cardio pulmonar), para situações em que seja necessária até a chegada do socorro especializado”, diz o instrutor de cursos na área de Segurança do Trabalho, Emerson Albuquerque.
Ele explica que o SENAI oferece formações na área, além de módulos específicos em cursos relacionados, como o Técnico em Segurança do Trabalho e o de NR-10.
Na área de energia solar, um sistema off grid, ou seja, totalmente desconectado da rede da concessionária de energia – com funcionamento autônomo – foi outro atrativo em exibição e fará parte da programação também na Redinha.
O sistema converte energia solar em energia elétrica e, para a demonstração prática em Ponta Negra, alimentou um freezer com água, picolés e outros produtos, durante a manhã inteira.
“Esse sistema poderia fornecer energia durante todo o dia, de forma suficiente. Mas, além dele, nós temos um banco de baterias que conseguiria manter o freezer ligado por mais 12 horas. Então, teríamos autonomia total”, explicou o instrutor do SENAI na área de energias renováveis, Denis Fonseca. “Hoje, no curso técnico em sistemas de energia renovável e no curso técnico em eletrotécnica estuda-se o sistema fotovoltaico off grid”, acrescenta.
Outra inovação do evento foi um quiz para celular, levando os/as participantes a uma jornada, de forma interativa e divertida, por diferentes áreas – com direito a pontos, missões e também recompensas.
Jorgeney Pereira da Silva, 48, assistente administrativo e aluno do curso técnico em Segurança do Trabalho, e a promotora de vendas Débora Araújo, 39, também estudante do curso, aprovaram o jogo. “Não foi tão fácil, mas também não foi difícil e a gente acaba tendo uma noção do que os outros cursos fazem”, disse Silva.
“A gente acaba abrindo mais a mente sobre outras áreas. Foi uma experiência interessante”, complementou Débora.
A Operação Verão em Ponta Negra foi realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI RN), que ofereceu aulas de dança abertas ao público, com o Sindicato da Indústria de Sorvetes, Congelados e Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (SINDISORVETE) e as empresas Chapinha e Sterbom.