BUSCAR
BUSCAR
Meteorologia

Número de raios no RN aumenta 110% em 2025; veja municípios mais atingidos

Neoenergia Cosern registrou 16.914 raios entre 1º de janeiro e 7 de fevereiro. Regiões Oeste e Seridó foram as mais atingidas; veja orientações de segurança
10/02/2025 | 20:08

O Rio Grande do Norte registrou um aumento de 110% no número de raios nos primeiros dias de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com dados da Neoenergia Cosern, obtidos através da Climatempo, 16.914 raios tocaram o solo potiguar entre 1º de janeiro e 7 de fevereiro.

As regiões Oeste e Seridó lideraram o ranking de ocorrências, com destaque para os municípios de Caicó (1.287 raios), Upanema (1.192) e Angicos (833).

Por que raios se ramificam e piscam? pesquisadores desvendam mistério
Caicó, Upanema e Angicos são os municípios mais atingidos por raios no RN em 2025. Neoenergia Cosern reforça medidas de prevenção para garantir segurança. | Foto: Reprodução

O gerente de Desempenho da Operação da Neoenergia Cosern, Igor Mateus de Araújo, explicou que o aumento está relacionado ao volume de chuvas no interior do RN. “Tivemos um início de ano com precipitações específicas em muitas cidades, e essas chuvas são geralmente acompanhadas de trovões, relâmpagos e raios”.

Para garantir a segurança e a regularidade no fornecimento de energia, a empresa instalou 126 para-raios na rede elétrica ao longo de 2024.

Municípios mais atingidos

Além de Caicó, Upanema e Angicos, outros municípios com maior incidência de raios foram Caraúbas (504), Patu (484) e Santana do Matos (741). Em Natal, foi registrada apenas uma ocorrência, enquanto Mossoró contabilizou 322 raios no período.

Orientações de segurança

A Neoenergia Cosern reforça a importância de seguir medidas de segurança durante tempestades com raios:

  • Busque abrigo ao ver nuvens carregadas ou ouvir trovões;
  • Evite ficar próximo a árvores, cercas de arame ou objetos metálicos;
  • Não utilize equipamentos elétricos conectados à rede ou chuveiros elétricos;
  • Evite áreas descampadas, telhados e locais elevados;
  • Não tome banho em praias, rios, açudes ou piscinas durante tempestades.

A empresa também orienta a população a evitar o uso de telefones com fio ou celulares conectados a carregadores durante tempestades.

NOTÍCIAS RELACIONADAS