BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2020
Nova Cruz: Flávio de Berói lidera com 59% e deverá ser reeleito, diz pesquisa
Liderança do atual prefeito se expressa na expectativa de vitória. Pesquisa do Instituto Exatus encomendada pelo jornal Agora RN mostra que 61,4% dos eleitores de Nova Cruz acham que o atual prefeito Flávio de Berói será reeleito para o cargo. Para vereador, 93 nomes foram citados, sendo que 13 vagas estão em disputa para a Câmara Municipal
Redação
20/10/2020 | 05:09

O atual prefeito de Nova Cruz, Flávio de Berói (MDB), seria reeleito para o cargo se as eleições fossem hoje. Faltando pouco menos de um mês para a votação, o prefeito candidato à reeleição lidera a preferência dos eleitores do município, que fica na região Agreste do Estado.

Os dados constam da mais nova pesquisa do Instituto Exatus, encomendada pelo Jornal Agora RN para avaliar o quadro eleitoral no município, que fica a 115 quilômetros de Natal. Além da intenção de votos para o pleito de 15 de novembro, a pesquisa traz números sobre a avaliação das gestões municipal, estadual e federal.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes de todos os candidatos, Flávio de Berói aparece com 59% das intenções de voto. Isso representa mais de 40 pontos percentuais sobre a segunda colocada, que é Valéria Arruda (PSD), que soma 16,7% da preferência dos eleitores. O terceiro lugar é Professor Narciso Genuino (Psol), que tem 1,8%.
O levantamento aponta ainda que 18,1% não sabem ou não quiseram responder a esse item e que 4,4% pretendem votar em branco ou nulo nas próximas eleições municipais.

A liderança do atual prefeito se expressa na expectativa de vitória. A pesquisa Exatus/Agora RN apresenta que 61,4% dos eleitores de Nova Cruz acham que o atual prefeito Flávio de Berói será reeleito para o cargo, independentemente de quem eles vão votar.

Valéria Arruda aparece em segundo, com 15,5% de expectativa de vitória e Professor Narciso Genuino aparece em terceiro, com 1,8%. Ainda segundo a pesquisa, 21,3% não souberam ou não quiseram responder a esse item.

Rejeição

No quesito rejeição, as posições se invertem. Segunda colocada nas intenções de voto, Valéria Arruda é a mais rejeitada pelos eleitores de Nova Cruz. 32,7% dos entrevistados disseram que não pretendem votar nela de jeito nenhum. O atual prefeito, Flávio de Berói, tem 12% de rejeição. Já o Professor Narciso Genuino é rejeitado por 7,1% do eleitorado.

Segundo a Exatus/Agora RN, 25,7% responderam que não rejeitam nenhum candidato e que poderiam votar em qualquer um. Por outro lado, 22,5% não souberam ou não quiseram responder a esse item da pesquisa.

Avaliação das gestões

O Instituto Exatus também perguntou aos eleitores de Nova Cruz como eles avaliam a atual gestão municipal. O resultado aponta que 71,7% aprovam a administração do prefeito Flávio de Berói, enquanto que 13,6% desaprovam. Outros 14,6% não sabem ou não quiseram responder a esse item da pesquisa.

Já em relação à governadora Fátima Bezerra (PT), o resultado é mais equilibrado. Segundo a pesquisa Exatus, 43,2% desaprovam a atual administração do Estado, enquanto que 30,1% aprovam o governo Fátima. Outros 26,7% não souberam ou não quiseram responder a esse item da pesquisa.

A lógica se inverte quando os entrevistados são perguntados sobre o Governo Federal. A pesquisa mostra que, em Nova Cruz, 49,1% dos eleitores aprovam a administração do presidente Jair Bolsonaro, enquanto que 32,6% desaprovam o atual governo. Outros 18,3% não souberam ou não quiseram responder a esse item da pesquisa.

Vereador

O Instituto Exatus também perguntou em quem os eleitores de Nova Cruz pretendem votar para vereador. São 13 vagas em disputa para a Câmara Municipal. Segundo a pesquisa, 93 nomes foram citados no levantamento espontâneo – no qual os entrevistados podem indicar qualquer pessoa.
Apenas quatro candidatos aparecem com mais de 2% na pesquisa.
São eles: Gelson Vitor (MDB), que lidera com 3,3% das intenções de voto; Fátima de Ronaldo (MDB), que tem 2,2%; Bá (Republicanos), com 2%; e Gabriela Melo (Progressistas), que aparece com 2%. Apesar disso, segundo a pesquisa, 52,6% não souberam ou não quiseram responder a esse item da pesquisa. Outros 7,7% disseram que vão votar em branco ou nulo.

Dados da pesquisa

A pesquisa Exatus/Agora RN entrevistou 1.004 eleitores de Nova Cruz entre os dias 9 e 11 de outubro de 2020. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o protocolo RN-07646/2020.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.